Notícias

Home / Cidade / Notícias


As crianças tiveram atenção especial nos atendimentos odontológicos


João Moreto "Estou muito feliz em poder fazer parte das pessoas que estão sendo atendidas"


Os idosos tiveram atendimento preferencial


Paulo Lupion esteve prestigiando a feira e representando seu pai, o Deputado Federal, Abelardo Lupion


Prefeito Xavier, Secretário de Saúde - José Roberto, coordenadora do projeto - Daisy Galdino e membros do CESCAGE


Várias atividades foram proporcionadas à população

Clique aqui para ver a galeria de fotos.

A Secretaria Municipal de Saúde em convênio com professores e alunos do CESCAGE - Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais, de Ponta Grossa, realizaram nos dias 6, 7 e 8, a 1ª Feira de Saúde de Andirá. O objetivo central foi proporcionar o acesso da população à profissionais da saúde, que durante os três dias de evento, estiveram explicando e orientando os participantes de como se prevenirem de várias doenças.

O projeto desenvolvido pela Secretaria de Saúde com a coordenação da dentista, Daisy Galdino, começou a ser elaborado desde que José Roberto foi indicado para o cargo de Secretário da Saúde. “O trabalho de prevenção é muito importante para o município, assim que concluímos o projeto, o Prefeito José Ronaldo Xavier aprovou e pudemos organizar a primeira feira, que com certeza não será a única”, disse o secretário.

Temas

O principal tema da 1ª Feira de Saúde de Andirá foi o câncer bucal. Nos dois primeiros dias do evento, profissionais da UEPG examinaram centenas de pessoas no consultório instalado ao lado do Cine Teatro São Carlos e obtiveram um resultados de 20 suspeitas da doença no município. “Esses pacientes irão receber acompanhamento adequado e vamos continuar orientando os cidadãos sobre os riscos da doença e de como se prevenir”, explicou a coordenadora do projeto, Daisy Galdino.

A oportunidade de realizarem a avaliação bucal com intuito de constatar índice de lesões foi proporcionado pela primeira vez para algumas pessoas. O aposentado João Moreto, usuário da prótese dentária, que é um dos fatores de risco para se adquirir a doença, foi examinado pela primeira vez. “Estou muito feliz em poder fazer parte das pessoas que estão sendo atendidas, os profissionais nos explicaram sobre o câncer e como devemos agir”.

Além disso, os participantes puderam tirar dúvidas com psicóloga, fonoaudióloga, foram orientados de como se prevenirem da AIDS, câncer de mama e mosquito da dengue. Também realizaram exames de diabetes, oftalmologia, ortopedia, aferição de pressão arterial, praticaram exercícios físicos e assistiram a apresentação de primeiros socorros do Corpo de Bombeiros .

As crianças tiveram atendimento odontológico e se divertiram com as atrações destinadas à elas. A grande preocupação com as crianças foi a utilização de pasta dentária com flúor. A ingestão do produto em excesso está prejudicando a dentição em desenvolvimento. “Muitas vezes esses bebês não tem acesso aos profissionais da área ou até mesmo a falta de informação impossibilita os pais de fazerem a higiene adequada em seus filhos. Foi muito importante os atendimentos infantis para esclarecer melhor o tema com as pessoas que cuidam de crianças”, explicou Daisy.

Visitas

O Prefeito José Ronaldo Xavier, esteve prestigiando o evento durante os três dias e garantiu que dará todo apoio para a realização de outras feiras. “Toda a informação transmitida para a população através do evento é essencial numa sociedade. É com grande felicidade que dou todo apoio para a realização desse trabalho. A saúde de qualidade é fundamental para o bem estar da comunidade”.

Na tarde de terça-feira (07), Dr. Xavier visitou a feira acompanhado de Pedro Lupion, filho do Deputado Federal, Abelardo Lupion. Paulo elogiou o serviços prestados pelos profissionais da saúde pública do município e parabenizou o Prefeito pela iniciativa de proporcionar esse benefício à população.

Segundo os organizadores, a 1ª Feira de Saúde de Andirá teve as expectativas superadas. Realizada na semana em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, 07 de abril, o desempenho dos profissionais e a participação em massa dos andiraenses comprovou que o objetivo foi conquistado.


Prevenção é principal fator contra câncer bucal

De acordo com dados do Inca 2008, o Paraná é o terceiro Estado com casos de câncer bucal (15,41 para 100.000 pessoas). O índice é preocupante e tem despertado o interesse de profissionais para diminuir a meta. O professor do curso de Odontologia do CESCAGE, Francisco Isaak Ciesielski, especialista na área, esteve em Andirá participando da 1ª Feira de Saúde e na noite de segunda-feira, 06, ministrou palestra para os profissionais da saúde do município, alertando a atual situação e orientado como agir diante dos casos.

Francisco explicou que a falha no diagnóstico do tumor é uma das principais causas no grande número de pacientes que descobrem a doença já em fase avançada. “Muitos dentistas têm medo de fazer exames mais profundos, descobrir algo e não saber orientar o paciente. É necessário mais conhecimento dos profissionais na área e se encontrar alguma lesão encaminhar para o especialista ou pedir biópsia”.

O paciente também tem que fazer sua parte, a prevenção é essencial para que o câncer seja descoberto logo no início, aumentando assim a possibilidade de tratamento com resultado positivo. “Se perceber que apareceram manchas na boca e que venham a causar dores, o paciente deve procurar o profissional imediatamente”, orientou o professor.

Existem alguns fatores de risco que facilitam com que a pessoa adquira o câncer bucal, são eles: fator genético, sexo masculino, acima de 40 anos, fumante, alcoólatra, exposição a radiação e solar, má higiene bucal, próteses dentárias mal ajustadas, restaurações quebradas, dentes quebrados e a falta de uma boa alimentação. Por isso, a importância das pessoas estarem sempre se monitorando e observando se não há nada de estranho em sua boca. “Os dentistas têm acesso aos pacientes quando estes vão até o consultório, se apresentar alguma lesão e não procurar o profissional, às vezes não tem como ser diagnosticado a tempo”.

O professor apresentou os principais casos de câncer e explicou como identificá-los, sempre enfatizando para que os dentistas prestem muita atenção aos pequenos detalhes que podem ser encontrados e que nem sempre são levados a sério.

Ao final da palestra, realizada no Ingá Country Club, foi servido um jantar para os participantes.

Fonte: Folha de Andirá – Janaina Polizel