Prefeitura Municipal de Andirá - Paraná

Andirá promove nos próximos dias 24 e 25 de março (sábado e domingo) o I OFICBAN – Oficina de formação Musical para Bandas e Fanfarras, do Norte Pioneiro. O evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação, tem como foco as oficinas direcionadas para as diversas áreas instrumentais das Bandas Marciais, Musicais e Fanfarras, com o objetivo de proporcionar ampliação de conhecimentos, integração entre os artistas de várias comunidades e socialização de técnicas. O encontro também marca o retorno do período letivo dos alunos da Banda Musical de Andirá. Já há bandas e fanfarras de várias cidades confirmadas e o evento acontecerá, no primeiro dia (24), nas instalações da Escola Municipal Ana Nery; no segundo dia (25), nas instalações da Escola Municipal Pingo de Gente.

Como será dividido por área instrumental, cada conjunto de alunos ficarão em uma sala, durante os dois dias de oficinas, recebendo novos conhecimentos e ampliando debates. Para o conteúdo programático dos instrumentos musicais e percussão, destaque para: divisão de naipes instrumentais para o estudo; leitura e aprimoramento; postura e exercícios de respiração;  leitura e execução correta nos instrumentos; dinâmica musical sonora.  Já para o Corpo Coreográfico, Baliza e Mor de Comando, destaque para: Garbo e Postura, Marchas, Expressão Facial e seus Momentos, Expressão Corporal, Ritmo musical.

Os professores que irão ministrar as oficinas são especialistas em cada área, integram uma das maiores bandas marciais do país (Marista Pio XII, de Ponta Grossa – Pr.) e são bastante premiados em suas categorias: Hycaro Andretti (trompete e Flug horn), Amauri Carvalho (Sax Alto, tenor, Clarinete e Flauta), Maurício Peracetta (Trombone, Tuba e Bombardino), Junior Hummel (Corpo Coreográfico, Baliza e Mor de Comando). Na Percussão, Daniel Cardoso, de Andirá. No domingo, para o encerramento, haverá apresentação de cada naipe e instrumentos.

O curso é gratuito, quem tiver interesse poderá se inscrever nestas categorias na Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação. Haverá uma mesa de inscrições em frente ao Cine Teatro São Carlos. Os participantes receberão certificados.  “Nosso objetivo é fomentar a cultura de Andirá e região, possibilitando espaços de integração, união, ampliação de conhecimentos. Há muitas programações de formação e espetáculos já agendados para a nossa banda Musical de Andirá, neste ano. E é de extrema importância que incentivemos a qualificação técnica. Os professores e artistas do Marista Pio XII se colocaram a disposição gratuitamente para vir trazer conhecimentos aos nossos alunos e artistas. E somos muito gratos pela parceria e apoio”, destacou o Secretário Municipal de Cultura, Tiago Dedoné.

Fonte: Da Seccom