A Secretaria Municipal de Ação Social mobilizou os profissionais efetivos do setor para uma reunião de esclarecimentos, nesta terça-feira, dia 29, na sala de reuniões, a respeito da necessidade do preenchimento do Termo de Opção de Descontos Previdenciários, repassado pelo Departamento de Recursos Humanos a todos os servidores efetivos do Município. O encontro, organizador pela Secretária Municipal de Ação Social, Ana Lúcia Xavier, contou com a presença do diretor presidente do Fundo de Previdência Social dos Servidores Públicos de Andirá, Aurenilson Cipriano.

De acordo com a Secretária, o objetivo desta reunião foi de esclarecer dúvidas com relação ao Termo e ampliar os conhecimentos dos servidores no campo previdenciário.  Além de terem sido esclarecidas as questões específicas do termo, surgiram questionamentos relacionados aos tipos de aposentadorias; compensações previdenciárias; demandas da publicização do cronograma, pauta e atas das reuniões do Funpespa no site já criado por este órgão; parcelamento e pagamento da dívida do Município; a situação do equilíbrio financeiro do órgão para as aposentadorias, pensões e benefícios atuais e futuros; a preocupação de instituir na Lei o cargo de vice presidente; a preparação de futuros conselheiros e diretores executivos; a ampliação do conhecimento e do debate das questões previdenciárias juntos a todos os servidores de modo a ampliar a Política de Educação Previdência já existente.

Outra questão que gerou discussão foi a não adequação da Lei Federal 12.688 de 18/07/2012, cujo projeto de Lei nº054/2015 encontra-se arquivado na Câmara de Vereadores. No final da reunião surgiram questões específicas relacionadas ao Departamento de Recursos Humanos, sendo solicitada a presença da diretora deste Departamento, Jaqueline Martins.

De acordo com a Assistente Social do município, Glayse Aparecida Pícolo Coimbra, o evento foi produtivo e propiciou mais comunicação. “ Gostamos muito da reunião. Foi além do termo, já que despertou questões que as pessoas não tinham pensado ainda. Agora, muitos já estão questionando mais. E isso vai repercutir para a melhoria da comunicação no Funpespa”, declarou.