Desde o início do ano – na nova gestão da Prefeitura Municipal de Andirá – o município está realizando uma operação para solucionar as demandas diversas do aeroporto da cidade e, principalmente, regularizar documentação para que não fosse fechado. Isso por que na visão do governo, o desenvolvimento econômico local e da micro região depende bastante de uma insfraestrutura neste norte de serviços, que seja adequado.  O Aeródromo Público João Galdino é um dos melhores da região. Políticos e empresários já destacaram a importância dele para agilizar os trabalhos de locomoção. No mês de abril, a Prefeitura de Andirá, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo ampliou os contatos  com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), realizando os trabalhos de levantamentos de documentação e buscando soluções de demandas.

A secretária enalteceu que foram muitos meses de articulação e encaminhamentos de análises situacionais. “Atendemos todas as solicitações da Anac e ajustes na estrutura do aeródromo. A Prefeita nos pediu um trabalho dedicado a esta questão pois havia até mesmo a possibilidade de perder a autorização do aeroporto. Então, corremos atrás para realizar todas as adequações. Temos grandes planos para o desenvolvimento econômico do nosso município e o aeroporto faz parte da infraestrutura que precisamos ofertar para os empresários”, destacou. A Anac avaliou os processos documentais e concedeu a renovação de autorização para mais 10 anos, o que será de intensa importância para o município. A publicação da portaria 3.631 foi publicada em diário oficial.

Na última semana a Prefeita, Ione Abib, juntamente com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sueli Nardoni, estiveram visitando as instalações do aeródromo, conversou com empresários e apontou as necessidades de melhorias que serão realizadas; entre elas, a ampliação da pista de pouso, infraestrutura em segurança (com a instalação de câmaras), modernização do ambiente. A meta, segundo a prefeita, é fazer com que o aeroporto de Andirá seja uma referência com atividades diversas, possibilitando caminhos para geração de emprego e renda.

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom