Matéria elaborada pela redação do Jornal Semanário do Paraná e  publicada  no periódico, dia 20 de agosto de 2013,  edição Nº. 745.

Em quatro anos e oito meses, o município conquistou uma série de obras que permitiram a melhoria na qualidade de vida e no auto-estima da população.

Andirá -  No próximo dia 14 de setembro, Andirá comemora mais um aniversário. A cidade tem motivos de sobra para festejar a data. Afinal de contas não é todo dia que uma cidade desperta com tantos benefícios e obras que contribuem para que a população tenha mais conforto e comodidade. Talvez muitos ainda não se deram contas da importância da cidade para o Norte Pioneiro. Só para se ter uma idéia, Andirá é o 98ª município do Estado do Paraná no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal divulgado recentemente pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, intitulado "Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil2013”. Estes índices confirmam a importância da cidade que ficou à frente de Santo Antonio da Platina, considerada cidade pólo da região. A analise elaborado a cada dez anos, pela ONU, com ajuda do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), leva em consideração o desempenho das cidades nos quesitos longevidade (Vida longa e saudável) educação (Acesso ao Conhecimento) e renda per capta (Renda por habitante).

Obras e serviços:

A população tem acompanhado de perto todas as ações do Executivo. São Obras e Serviços que garantem mais conforto e tranqüilidade. Andirá tem um potencial agrícola invejável e empresas e industriais de porte nacional, que garantem os recursos necessários para o desenvolvimento de obras no perímetro urbano e na zona rural. Esta sintonia com os empresários garantem empregos e impostos importantes para que a cada dia, a cidade alcance mais programas e projetos. Quando foi reeleito, o prefeito José Ronaldo Xavier , primeiro prefeito reeleito da história do município afirmou que iria trabalhar muito neste segundo mandato.  “Não sou homem de promessas e sim de projetos”, ressaltou. Ele enfatizou que foram realizadas várias obras no município para beneficiar diretamente a população.

As obras já realizadas e as que estão em andamento ou em projeto demonstram que a cidade está no caminho certo. Todos os projetos precisam de suporte para que o que foi construído não seja atingido por problemas futuros. Por isso a administração tem uma preocupação especial na concepção dos projetos, envolvendo vários setores nestes empreendimentos. “Não se constrói uma obra, se não tivermos alguns elementos que são importantes como a rede de esgoto, serviço de água e energia elétrica, asfalto e galerias entre outros detalhes. Temos uma preocupação muito grande neste sentido e estamos fazendo de tudo para que a linha continue a mesma e tenhamos sucesso em todas as obras que construirmos e nas que foram entregues a população”, disse o prefeito.

O prefeito lembra que nestes próximos quatro anos, várias conquistas estão sendo concretizadas. “Temos o projeto pronto para a liberação de internet gratuita para toda a cidade de Andirá. Já temos dinheiro em caixa para a pavimentação de mais ruas de nossa cidade. O Pronto Socorro passará a ser responsabilidade da Prefeitura, iremos colocar médicos para atender as pessoas que procuram por atendimento”, confirmou. Xavier é um dos poucos prefeitos do Paraná  que não recebem salário.“Não recebo salário da Prefeitura”, afirmou. Ele é concursado pelo Governo Federal para atendimento na Previdência Social e compartilha os dois cargos, recebendo apenas pelo trabalho profissional como médico. Os recursos do seu salário são reaplicados no próprio município. “Trabalho primeiramente por amor à Andirá. Queremos ver este município crescer a cada dia e este dinheiro é revertido em melhorias para a população”, argumenta.

Ao lado da Primeira-Dama do Município, Ana Lúcia dos Santos Xavier, o prefeito tem tido tranqüilidade quando o assunto é assistência social. A primeira dama tem realizado um amplo serviço nesta área, proporcionando condições de uma vida digna a centenas de famílias andiraenses. Vários programas estão ativos neste setor, que permite que as pessoas que precisam do poder público para solucionar um problema social, tenham respaldo e atendimento. “Temos um departamento Social que atua com o Programa do Voluntariado Paranaense em várias campanhas e no atendimento do dia a dia. Esta sintonia do Executivo com a área social e demais secretarias e departamentos, é permanente e muito produtiva. Nós procuramos atender a todos com a mesma responsabilidade. Afinal quem precisa do poder público é o povo mais necessitado. Por isso temos que dar uma resposta muito produtiva”, observou o prefeito Xavier.

Apoio oficial

Para sustentar todos os projetos e programas oficiais que são desenvolvidos em Andirá, o prefeito José Ronaldo Xavier conta com o apoio do governo Federal e Estadual. A perfeita sintonia permite que deputados federais e estaduais, o governador Beto Richa e sua equipe e da própria presidenta Dilma Rousseff possa trabalhar em conjunto com a cidade. Temos tido um carinho especial por parte dos governos do estado e do país. Isto demonstra que estamos no caminho certo. Nenhuma cidade sobrevive sozinha. Todos os municípios precisam desta ajuda oficial para tocar seus projetos e seus programas. Neste aspecto, Andirá tem tido muito apoio e determinação por parte dos políticos que nos representam. Estamos muito satisfeitos com todos eles”, concluiu o prefeito José Ronaldo Xavier.

Fonte: JORNAL SEMANÁRIO DO PARANÁ- EDIÇÃO Nº 745