A Secretária Municipal de Ação Social e primeira dama do município, Ana Lúcia Xavier, convidou representantes de várias instituições para estarem nesta quarta-feira, dia 11, participando de uma reunião de elaboração de um planejamento estratégico para a campanha contra a violência e exploração sexual infantil. Diretores de escolas (estaduais, municipais e particulares), Centros de Educação Infantil, representantes da Casa Lar, de órgãos sociais, do Conselho Tutelar, Conselho dos Direitos das Crianças e do Adolescente – CMDCA-,  igreja, além de representes da sociedade civil organizada participaram do encontro que definiu os trabalhos de conscientização que serão desenvolvidos na comunidade. “O objetivo é chamar a sociedade para refletir sobre o tema e agir, com ações de conscientização e mostrar os caminhos para denúncias”, destacou Ana Lúcia. Todos os anos, a ação ocorre mobilizando a sociedade andiraense a se integrar ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, com distribuição de panfletos informativos, entrevistas em meios de comunicação e mobilizações nas escolas  .

Uma comissão foi montada para organizar as ações; nesta quinta-feira, dia 12, já inicia os trabalhos de divulgação. Palestras aos alunos, aos pais e apresentações artísticas estão no roteiro das ações propostas. Também será feito atividades com os alunos do ensino fundamental (melhor  desenho, frase e cartaz). Os três, de cada escola, serão premiados.  Para a Conselheira Tutelar, Valéria Santana, esta ação integrada é importante para reunir idéias e dinamizar frentes de ações no combate. “É um trabalho importante para conscientizar a população. Muitas pessoas têm medo de denunciar. Hoje nós temos o Disque 100, para denunciar qualquer tipo de violência. Em Andirá há poucos casos confirmados, mas sabemos que isso é por que há medo”, disse ela.

O Pastor Mailson Oliveira Souza, da Igreja Adventista do Sétimo Dia,  disse que a instituição religiosa já promove em toda América Latina uma ação forte de conscientização sobre o tema. “A violência contra as crianças e adolescentes trazem muitos prejuízos emocionais, físicos. Acredito que temos que ampliar o trabalho de conscientização em toda a sociedade. Na Igreja Adventista, por exemplo, promovemos fórum, palestra com setor jurídico, passeatas, todo os anos, com o tema ‘Quebrando o Silêncio’”, disse.