A Administração Pública Municipal de Andirá realizou no último dia 10, a 5º Conferência das Cidades, etapa preparatória para as conferências em níveis estadual e nacional. O evento aconteceu na Casa da Amizade, das 13h às 17h tendo como tema: ‘Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!
 O encontro foi aberto a toda a população, com objetivo de envolver a sociedade civil na elaboração de políticas públicas para o desenvolvimento urbano.

Na abertura do encontro, o diretor do DEMAE, Luiz Carlos Demarchi e o Secretário de Obras e Urbanismo Luiz Antonio Possagnollo fizeram um breve relato sobre as atividades de suas pastas. Em seguida o prefeito José Ronaldo Xavier falou da importância da conferência  citando as necessidades  do município, em termos sociais e estrutura urbana destacando que,  "Administra  a cidade, com vistas no futuro, na necessidade  de trabalhar  na   construção de uma Andirá desenvolvida, que  proporcione mais qualidade de vida  à todos os munícipes". Depois de seu pronunciamento desfez-se a mesa de honra e a palavra foi passada ao palestrante Rinaldo Bernadelli, Vice - Reitor da Universidade do Norte do Paraná, que abordou o tema da conferência. Em seguida os participantes se agruparam  em circulo, para desenvolver trabalhos de avaliação e apresentação de propostas relativas aos quatro eixos apresentados pela Comissão Preparatória do evento coordenada por Reginaldo Aparecido de Souza: EIXO 1 - Participação e Controle Social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano; EIXO 2 - Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano; EIXO 3 - Instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial; EIXO 4 - Políticas de Incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade. Após as discussões foram eleitos os cinco delegados que levarão as propostas definidas na conferencia municipal, para apresentação na etapa estadual que será realizada em Foz do Iguaçu, de 13 a 15 de agosto.

Participaram do evento, autoridades civis e militares, representantes de entidades diversas do município e convidados de cidades vizinhas.

Fonte: Assessoria - João Campos