*João Campos

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura promoveu na última segunda-feira, dia 1º, no auditório do Cine Teatro São Carlos, o I Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O PNAIC resulta de um compromisso formal assumido pelos governos Federal, Estadual e Municipal em assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do terceiro ano do Ensino Fundamental.
A Secretária Sirlei Maria de Freitas Aguiar abriu o evento dando boas - vindas aos participantes. Em seguida ela  apresentou os resultados das avaliações das escolas realizados pelo MEC, parabenizando  o desempenho de todas e, em especial,  a Escola Ana Nery por ter alcançado a melhor colocação.

Dando continuidade à programação, a orientadora de estudos Marissol Angelica Felix apresentou as professoras participantes do curso de formação de alfabetizadores oferecido pelo do PNAIC,  e  passou a palavra à  primeira palestrante da noite para iniciar  as apresentações das escolas e as experiências vividas por cada uma  em sala de aula, resultantes dos  trabalhos realizados com os educandos  desde a implantação do PNAIC no município, há dois anos.  As experiências foram exibidas  no telão e explicadas pelas professoras que representeram suas escolas.

O Seminário contou com as presenças de vários profissionais da área de educação, alunos e pais de alunos e foi abrilhantado pela estudante do 1º Ano C da professora Claudia Gross da  Escola Ana Nery, Maria Luiza Oliveira, interpretando a musica Raridade,de Anderson Freire.

Durante dois anos, as seis Escolas : Ana Nery, Arco Íris, Criança Feliz, Michel Kairalla, Pingo de Gente e Santa Inês participaram ativamente do PNAIC sendo que em 2013 foram atendidas 32 professoras com Alfabetização e Letramento em Língua Portuguesa e no ano de 2014 foram atendidas 28 professoras com Alfabetização Matemática.

O projeto recebeu total apoio do Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Além das fotos inseridas na reprtagen, veja mais clicando no link Galerias, na página inicial do site.