Andirá recebeu nesta terça-feira, dia 11, a autorização para financiar R$ 1 milhão que serão destinados para obras de infraestrutura do município. A Prefeita Ione Abib, os secretários de Administração, Marcos Pimenta; Cultura e Comunicação, Tiago Dedoné; a diretora do departamento contábil da Prefeitura, Simoni Zanon e o diretor Presidente do Samae (que também cumpriu agendas na Fundação Nacional de Saúde - Funasa), Luis Antônio Pícolo Furlan, estiveram participando do encontro, no Palácio do Iguaçú.  De acordo com a Prefeita, os valores terão como foco a reestrutura da malha viária da cidade, que encontra-se em sérios problemas. Esta foi uma conquista fruto de articulação e apoio do deputado estadual Evandro Junior.

Agora a prefeitura irá fazer os projetos dos locais que receberão as infraestruturas. O projeto apresentado passará por avaliação técnica da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e do Paranacidade que, depois, fará a liberação do recurso. O crédito para as obras é da Fomento Paraná, pela linha Sistema de Financiamento dos Municípios (SFM).

Segundo dados, somente neste ano, 300 prefeituras já tiveram autorização do Estado para a captação de crédito. “Todas as semanas fazemos eventos com os prefeitos para autorizar municípios a iniciarem processos de captação de recursos para investimentos em diversas áreas”, afirmou Beto Richa, no encontro com os prefeitos. “Somos um governo municipalista, que investe nas 399 cidades paranaenses, onde as pessoas vivem e onde precisam da presença do poder público”, disse. O governador lembrou, ainda, que no início do ano o governo estadual liberou uma cota extra de ICMS, de R$ 430 milhões, para todos os municípios.

PRESENÇAS - Participaram da solenidade os secretários estaduais do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior; da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Junior; e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Bonetti; o presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano; e os deputados estaduais André Bueno, Cristina Silvestri, Doutor Batista, Tião Medeiros, Stephanes Junior, Paulo Litro, Nelson Justus, Alexandre Curi, Bernardo Carli, José Carlos Schiavinato, Élio Rush, Jonas Guimarães, Tiago Amaral, Pedro Lupion, Mara Lima, Hussein Bakri, Cobra Repórter, Maria Victória Barros e Márcio Nunes.

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom