Muita arte, mensagens de esperança e sorrisos. Estes foram alguns dos resultados do Festival de Dança, realizado no dia 27, no Cine Teatro São Carlos, pelos alunos da Escola Municipal Criança Feliz.  As apresentações envolveram alunos, pais, professores e toda comunidade escolar, que lotaram as instalações do Cinema, para apreciarem as apresentações e resultados das oficinas de Dança, aplicadas na escola. Através do “Mais Educação” – programa do Governo Federal -, a instituição recebe verbas para projetos de socialização e integração, que possibilitam com que a criança fique na escola o dia todo. Além da Dança, a escola ainda oferece as oficinas de Informática, Lazer e Recreação, Artesanato, Meio Ambiente e Alfabetização e Letramento, ministradas no período da tarde. No evento, realizado no Cinema, também foram feitas exposições dos trabalhos de artesanato realizados pelos alunos, como guardanapos, toalhas, caminhos de mesa e jogos de banheiro, todos com pintura, vagonite  ou crochê.

De acordo com a direção da escola, o planejamento anual destaca que a dança, enquanto processo educacional, não se resume simplesmente em aquisição de habilidades, mas sim, pode contribuir para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo. O uso da dança como prática pedagógica favorece a criatividade, além de favorecer o processo de construção de conhecimento. A dança, sendo uma experiência corporal, possibilitará aos alunos novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que contribuirá para o processo ensino aprendizagem. “Entre os objetivos do Festival de Dança consta , primeiro,   refletir a importância da dança na escola, como instrumento de socialização entre alunos e pais, uma vez que conseguimos levar todos os pais para ver a apresentação do seu(sua) filho(a) e segundo, tornar conhecido à comunidade andiraense o trabalho que realizamos em nossa escola. Muitas pessoas que assistiram ao festival comentaram que não sabiam dos excelentes trabalhos realizados e que ficaram encantados com as apresentações. Não faltaram elogios e aplausos para nossas crianças que dançaram com amor e entusiasmo. Parabéns aos nossos alunos,professores e todos os funcionários  da escola , que não mediram esforços para que o evento fosse um sucesso”, explicou a pedagoga Claridina Pinheiro.

Para o professor Leandro Cavassani, o evento marcou pela mobilização e o encantamento das apresentações: “Foi realmente mágico e encantador, eu e os outros professores passamos semanas trabalhando e planejando este evento, graças a Deus, tudo ocorreu perfeitamente. Todos os funcionários da Escola contribuíram para a realização deste grandioso espetáculo. Quero agradecer desde já a toda Equipe Criança Feliz por apoiarem as nossas decisões”.

Fonte: Secom PMA