A Prefeitura Municipal de Andirá promoveu nesta quarta-feira, na sala de sessões da Câmara Municipal de Vereadores, a Audiência Pública de apresentação das ações de políticas públicas e acompanhamento da aplicação de recursos do Governo do Estado em obras e projetos em parceria com o município. O evento foi mediado e apresentado pela Prefeita Ione Abib, com parceria do secretário de Obras e Serviços Urbanos, André Maluzzi e intervenção de outros secretários que compõem o governo. O objetivo do encontro foi apresentar, em dados, os avanços da gestão com apoio do Governo do Estado, em diversas áreas.

Entre as informações apresentadas pela prefeita, destaque para a operação de crédito, no valor de R$ 1 milhão, para ações de infraestrutura (pavimentação em toda avenida Vidal Lorenço), contemplando, além da pavimentação, a rede de galerias, infraestrutura urbana, melhorias de acesso, estratégias de logística. Outro ponto importante da apresentação foi o destaque do apoio da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (SEIL), para a construção de pontes nos bairros da Raposa, Pedra Branca e São João.

Esta reconstrução de estruturas em concreto pré-moldado teve o objetivo de melhorar o acesso dos moradores, o escoamento das produções e o apoio ao agricultor. A Prefeita Ione Abib esteve em várias reuniões, durante este primeiro semestre de gestão, na sede da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). Os pedidos foram vários e, nesta quarta-feira, ela destacou que entre eles está a articulação de cessão de um terreno da Companhia, que fica na região das Populares/ Jardim Santa Helena, onde o município tem um projeto de uma área de equipamento público, com praça, área de esporte e lazer. Outra pauta importe apresentada durante a Audiência é com relação às Casas Populares, que a Prefeita tem buscado nas faixas 1 e 2. Para os da Faixa 1, serão 100 casas. Com relação ao prédio do DER, que hoje encontra-se abandonado, a Prefeitura está numa articulação buscando apoio do Departamento de Estradas e Rodagem para cessão do espaço. O mesmo pedido ocorre para o espaço da antiga Agência de Rendas (Coletoria), visando a implantação de um novo equipamento público, para melhorar atendimentos à população.

A Prefeita também apresentou as articulações junto à secretaria de Segurança Pública, onde protocou pedidos e esteve em reunião com o secretário estadual, buscando apoio às políticas de segurança na comunidade. Na última semana, o governo do Estado, cedeu dois veículos novos. Um, para a Polícia Militar; outro, para Polícia Civil. Ione ainda informou que busca mais um veículo. Desta vez, para a Polícia Rodoviária. Outras demandas com relação a esta área também foram protocoladas.

Também foi apresentada à população a relação de emendas parlamentares  propostas por deputados estaduais ao município, entre os quais: R$ 100 mil, para aquisição de veículo, proposta pelo deputado Jonas Guimarães; R$ 150 mil, para equipamentos para a Secretaria Municipal de Saúde, proposta pelo deputado Luiz Cláudio Romanelli; R$ 240 mil, emenda do deputado estadual Evandro Júnior, para aquisição de um caminhão para coleta de lixo;  R$ 120 mil, do deputado estadual Felipe Francischini, destinado à transporte para a Saúde. Do deputado estadual Pedro Lupion , a emenda é de R$ 120 mil, destinado ao transporte para a saúde e R$ 50 mil destinado à aquisição de óleo diesel.

Durante o encontro foi destacado que a Audiência Pública é um mecanismo importante de diálogo entre a população e o poder público, de transparência e de construção conjunta de projetos e políticas públicas que atendam aos anseios da população. Alguns secretários também apresentaram ações de suas pastas. Representantes do poder público, comércio e da sociedade civil estiveram presentes e fizeram questionamentos e apontamentos, destacando a importância do espaço de debates, proposto pelo governo do Estado, através da Casa Civil, organizado pela Prefeitura Municipal e coordenado pela prefeita Ione Abib.