Notícias

Home / Cidade / Notícias

 

Todos sabemos que a música é um instrumento pedagógico poderoso, que dinamiza o processo de ensino aprendizagem, possibilita interação, socialização, emancipa. Mais do que descobrir talentos ou produzir grandes obras musicais, as aulas de música – e de outras artes -são carregadas de atrativos para o progresso na formação de uma criança.

Na Escola Municipal Santa Inês, em Andirá, isso tem ocorrido com resultados impressionantes. Em dois meses, alunos da primeira fase do ensino fundamental já aprendem a tocar. E olha que a metodologia do professor José Paulo Oliveira, versa no misto de informações técnicas, com intensificação da sensibilidade musical. O educador fez questão de deixar bem claro o orgulho que sente dos alunos. Muitos, ainda tão pequeninos, mas que já prometem grandes avanços.

Durante a entrevista, ocorrida na tarde desta sexta-feira, dia 25, uma das seis turmas de alunos lotaram a sala musical para mostrar o que já aprenderam e destacar a importância das aulas na vida de cada um. Para Pablo Cesar, 10 anos, estudante do 5 ano, está sendo uma experiência muito prazerosa. “Eu estou gostando muito de aprender a tocar. Eu quero aprender pra tocar lá na igreja”, conta, com o violão na mão.  Braian Felipe, 09 anos, disse que o professor ensina direitinho:  “Eu estou aprendendo e estou gostando bastante”, disse. Segundo Valéria dos Santos Barbosa, 09 anos, do 5 ano B, está sendo muito divertido aprender a tocar violão. “Meu tio sempre tocou e eu ficava olhando, com vontade de aprender. Agora eu estou conseguindo e estou gostando muito. O professor é muito bom com a gente”, destacou.

Educador do programa Mais Educação, um projeto do Governo Federal em parceria com o município, José Paulo conta que a escola possibilita a estrutura, violões, sala de música, e dão todo apoio necessário. “No Dia das Crianças nós já temos uma apresentação marcada com eles, aqui na escola. Vão tocar para todos os coleguinhas. Em menos de dois meses eles já estão conseguindo tocar. Estamos muito contantes”, enalteceu o professor.

 

Fonte: Tiago Dedoné / Secretaria de Comunicação