As secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Agricultura e Meio Ambiente, juntamente com a Cultura e Comunicação, participaram na última quarta-feira, dia 29, na sede da unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), no Patrimônio Nossa Senhora Aparecida, de um encontro com moradores da comunidade para dar início a um projeto audacioso e que promete viabilizar uma alternativa de geração de emprego e renda para o local, que sofre, há anos, sem perspectivas de espaços de mercado de trabalho para a população que reside no distrito.

A idéia de criar uma cooperativa para produção de barras de cereais veio do jovem Weder Jonhy, morador do bairro, que procurou a prefeitura, por meio da secretaria de comunicação, para debater sobre o projeto. “O secretário imediatamente chamou os demais secretários de agricultura e meio ambiente e de desenvolvimento econômico para juntar forças e projetar tecnicamente a viabilidade. A primeira reunião já deu pra ver que a Prefeitura estava disposta a fortalecer o projeto”, disse ele. “Nós já estávamos pensando em ações de apoio a formação de cooperativas desde o ano passado. E vínhamos conversando a respeito. Quando ele nos trouxe a idéia das barrinhas de cereais, vi que a idéia de mobilizar a comunidade em prol do desenvolvimento econômico local era a alternativa para diminuir o déficit de geração de renda. E a prefeitura pode juntar as forças para apoiar”, afirmou o secretário de Cultura e Comunicação, Tiago Dedoné.

Durante o encontro, agricultores também participaram da reunião. Ronaldo Aragão, um dos produtores de banana na região, parabenizou o empenho da Prefeitura, destacou os desafios dos plantadores. “Vai ajudar muito a população e os pequenos produtores. Estamos apostando”, disse. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sueli Nardoni, disse que a Prefeitura está correndo muito atrás de oportunidades e alternativas para gerar emprego em Andirá. “Estamos acreditando nesta idéia, que melhorar muito a situação dos moradores da comunidade. Já vamos conversar com o Sebrae para organizar a capacitação dos interessados em juntar-se ao projeto. No campo do Turismo podemos, além da industrialização das barrinhas de cereais, podemos trabalhar fortemente no artesanato com folhas de banana, além da produção de compotas de doces. Com um tempo, vamos diversificando ainda mais. A Prefeitura vai estar junto na organização e fomento desta ação”.

Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Carlos Papa, a cooperativa vai proporcionar uma nova realidade para o bairro, instigando a produção dos pequenos agricultores, nas matérias primas como, mel, aveia, banana, entre outros ingredientes, além de atuar forte na produção do artesanato. “A secretaria vai estar junto apoiando os agricultores tanto em formação sobre novas culturas , como no apoio a organização da cooperativa”, destacou. O vereador, Antônio Rodrigues também participou do encontro.

Fonte: Tiago Dedoné / SECCOM