O governador Beto Richa junto com o prefeito José Ronaldo Xavier, presidente da Cohapar, Abelardo Lupion e os deputados Pedro Lupion e Luiz Claudio Romanelli entregou na manhã de ontem quinta - feira (25) no Conjunto Habitacional Paulino Daláqua em Andirá, 50 moradias do Programa Minha Casa Minha Vida destinadas a custo zero às famílias que residem em áreas de riscos, cadastradas pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). As moradias foram viabilizadas pela administração municipal por meio de parceria com o Ministério das Cidades e Governo do Estado.

“É uma grande satisfação realizarmos o sonho da casa própria dessas pessoas que hoje saem do aluguel e passam a morar num local seguro e apropriado para habitação” destacou o prefeito Xavier.

Já o governador Beto Richa salientou que a entrega das 50 unidades em Andirá é mais uma ação de seu governo na área habitacional que tem sido uma de suas principais metas. “Avançamos com obras de habitação nos 399 municípios do Estado e somente neste ano já realizamos o sonho de dezenas de famílias. Muitas esperaram uma vida inteira por essa realidade que significa mais dignidade e melhor qualidade de vida”, disse.

Richa também plantou uma árvore da espécie peroba rosa no local, que simbolizando a conquista das famílias que ganharam as casas recebeu o nome de Vitória.

O presidente da Cohapar, Abelardo Lupion também comemorou a entrega do empreendimento enfatizando a completa mudança na vida das famílias e a segurança para criar os filhos, a partir da casa própria. “É um dia importante para essas famílias andiraenses e para nós que propiciamos esta conquista. É uma bênção para todos. Estamos fazendo a nossa parte”, sublinhou.

Os imóveis com cerca de 50 metros quadrados possuem dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço. O empreendimento de R$ 1,37 milhão foi entregue com os sistemas de água e energia elétrica em pleno funcionamento.

PARCERIA – O Residencial foi construído em parceria do poder público, através do programa Minha Casa Minha Vida. O governo estadual fez um aporte adicional de R$ 5 mil por casa, além da assessoria técnica da Cohapar e os serviços da Copel na instalação do sistema de energia elétrica. A prefeitura de Andirá foi responsável pela doação do terreno, iluminação pública e sistemas de água e esgoto.

AMIGOS DA HABITAÇÃO – Por iniciativa da Cohapar, os moradores do Residencial Paulino Dalaqua contarão com mais um benefício. Trata-se do programa “Amigos da Habitação”, que prevê a promoção de atividades para o desenvolvimento socioeconômico da comunidade por organizações parceiras do projeto. No caso de Andirá, o trabalho será feito pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), a qual foi representada no ato por seu presidente Alberto Donizete Laudelino Alves.