Nos próximos dias mais crianças poderão se matricular no Centro Municipal de Educação Infantil Santo Antônio, no bairro Santo Antônio, depois da conclusão da reforma e reformulação do espaço físico, promovido pela Prefeitura. A instituição educacional – uma das mais antigas do município e que há muitos anos não passava por reformas - recebeu muitas melhorias e as aulas foram retomadas nesta segunda, dia 18. O objetivo do poder público municipal é sanar o déficit de vagas em creches, proporcionando a todas as crianças a garantia do direito a educação.

Com a reformulação do espaço, uma nova sala irá atender alunos do Berçário II. Serão mais 15 vagas ofertadas. Mas escola passou por melhorias em diversos setores: pinturas interno e externo, azulejos nos banheiros e na cozinha, instalação de peças (vasos e pias) adequadas às crianças - os vasos sanitários não eram de tamanhos especiais e, por conta disso, os alunos menores usavam os piniquinhos) -. Foram realizados reparos de portas e janelas estragadas. O fraudário não tinha ventilação, não era adaptado para bebês e foi necessário a alteração para um ambiente a melhor. Chovia dentro e, por isso, foram necessárias trocas no telhado; instalação de porta telada na cozinha; manutenção do parquinho e plantio de gramas, entre outras ações.

Para a diretora da instituição, Keity Nadalino Simoni, o espaço ficou muito mais atrativo e confortável para os funcionários e alunos. “ Ficou muito mais higiênico para nós, funcionários e para as crianças. Muito melhor. O parquinho estava desativado e com a pintura ficou muito mais agradável. A troca dos azulejos vai facilitar a limpeza e a beleza do local. Estamos muito satisfeitos”, destacou ela, informando que, hoje, a instituição atende 70 alunos. “Nós temos crianças em espera. Com esta nova sala, vamos conseguir suprir a nossa demanda”, disse ela.

A Prefeitura de Andirá travou uma operação de trabalhos para sanar a lista de espera de crianças que precisam de vagas em creches. A Prefeita, Ione Abib, juntamente com a Secretária, mobilizou a Prefeitura para enfrentar o desafio de eliminar o déficit. Além do CEMEI Santo Antônio, outras duas novas salas de aula estão sendo construídas no CEMEI Menino Jesus, Vila Industrial.