O Consórcio Internacional dos Serviços Municipais de Saneamento Ambiental do Norte do Paraná (CISMASA) e o (FUNASA)  Fundo Nacional de Saúde, realizaram  na quinta-feira (24) no Ingá Country Club, em Andirá, sua 2ª Assembléia Geral Ordinária de 2011.  Na pauta, assinaturas de convênios de cooperação técnica com os municípios consorciados, palestras, prestação de contas e outras deliberações. O encontro contou com as presenças do Superintendente Estadual do FUNASA, Raul Henrique Macedo, Prefeito José Ronaldo Xavier(PTB), Luiz Carlos Demarchi diretor do DEMAE de Andirá, Engenheiro Sadi Coutinho Chefe da Diesp/Funasa, Vicente Sampaio Diretor Executivo do Cismasa, Carlos Sutil presidente do Cismasa,  prefeitos  de: Santa Cecília do Pavão, Nova Fátima,  Nova Santa Barbara, Sertanópolis,  Bandeirantes,  Itambaracá e Santo Antonio do Paraiso, Diretores dos SAMAE's   de toda a região, secretários municipais e vereadores de Andirá.

Em seu pronunciamento, o prefeito anfitrião José Ronaldo Xavier, deu boas vindas a todos, agradeceu a visita do Superintendente do FUNASA e fez um breve relato das ações que vem desenvolvendo para acabar com a falta de água no município, nos próximos 20 anos.   Entre elas, destacou  a municipalização  do Sistema de Água e Esgoto, em julho de 2010,  aquisição de equipamentos, implantação de reservatórios e poços artesianos na  Vila americana (obra já concluída) e no Bairro Timburi, cujos trabalhos devem iniciar essa semana. Outra importante  medida anunciada por Xavier, é  a construção em 2012, de mais um reservatório e mais  um poço profundo  no alto da Rua Minas Gerais, anexo  às instalações do DEMAE.

O QUE É O CISMASA

É um consorcio  que conta com apoio do Fundo Nacional de Saúde, constituido entre os municípios localizados na região Norte do Estado,  que contam com serviços públicos centralizados e descentralizados de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, de resíduos sólidos e drenagem urbana, com personalidade de direito público, sob a forma de associação civil sem fins lucrativos.

A cooperação tem por objetivo ações integradoras de interesses comuns para a manutenção e o fortalecimento dos sistemas municipais de saneamento ambiental.

MUNICÍPIOS ASSOCIADOS

Abatiá, Andirá, Ibiporã, Jataizinho, Nova Santa Barbará, Nova Fátima, Ribeirão Claro, Santo Antônio do Paraiso,  Santa Cecília do Pavão , São Jerônimo da Derra  e Sertajeja.