Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e em parceria com as Secretarias de Ação Social e Educação, da Prefeitura de Andirá, promoveu a premiação dos vencedores do concurso de cartazes realizado através da Campanha de Combate a Violência e ao Abuso e Exploração Sexual Infantil. Os melhores cartazes, frases e desenhos – de cada escola - receberam prêmios.

A solenidade aconteceu nas dependências da sala de Conselhos, nesta sexta-feira (17) e teve a presença da Secretária de Ação Social, Ana Lúcia Xavier e do Prefeito José Ronaldo Xavier, além  da Secretária de Educação, Profª Sirlei Maria de Freitas Aguiar,  Secretária executiva dos Conselhos, Francieli Munhão, professores, diretores, coordenadores pedagógicos da secretaria de Educação e das Escolas, presidente do CMDCA, além de membros do Conselho Tutelar, professores, pais e alunos.

Segundo informou a Secretária, o objetivo foi fortalecer a informação entre as crianças e adolescentes das escolas e seus pais a respeito do tema, lembrado nacionalmente no dia 18 de maio. “Articulamos um trabalho amplo de conscientização. A campanha atingiu as escolas municipais, prevenindo e orientando sobre a violência e os abusos cometidos contra crianças e adolescentes, com objetivo de promover a prevenção, além de alertar a sociedade em geral para a conscientização dos tipos de violências, que são: física, psicológica, doméstica e sexual; e alertar pais e responsáveis para que fiquem atentos”, disse Ana Lúcia, que juntamente com profissionais técnicos do Centro de Referência em Assistência Social (CREAS), também participaram de vários programas de rádio para, também, ampliar informações a comunidade.

Inspirados no tema os alunos reproduziram em desenhos, frases e cartazes como enxergam esta realidade. As produções foram avaliadas por uma comissão em cada uma das seis escolas municipais, que escolheram os seus representes. Estes foram premiados. A Igreja Adventista do Sétimo dia, através dos projetos Clube de Desvabradores, Constelação de Orion e Ministério da Mulher, também desenvolveram um trabalho na cidade, numa parceria com as escolas estaduais, levando informações e distribuindo materiais a respeito do tema.

Foram os alunos premiados foram:

ESCOLA MUNICIPAL PINGO DE GENTE

CARTAZ : Gustavo Gonçalves Carola – 3º ano A