Notícias

Home / Cidade / Notícias

A Prefeitura de Andirá, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Ensino Profissionalizante, juntamente com o Conselho Municipal do Idoso, promovem uma semana de conscientização sobre os direitos da pessoa idosa. No dia 19, às 13h 30min., acontece uma apresentação do Circo Teatro Sem Lona, com o espetáculo: “A Melhor Idade”, no Cine Teatro São Carlos. A apresentação aborda temas como, por exemplo, a prevenção de acidentes com idosos e aspectos da qualidade de vida. Entrada Franca e é aberto a toda a população. 

De uma forma alegre e lúdica, o texto trata do envelhecimento com dignidade, os direitos e deveres de uma pessoa com mais de sessenta anos. É uma comédia, onde dois personagens idosos fazem uma rotina pela cidade, utilizando serviços públicos e apontam as dificuldades que encontram para andar, ir aos espaços de serviços públicos, as dificuldades para conseguir andar no transporte público, utilizar serviços bancários. Além disso, traz uma reflexão de como às vezes por falta de conhecimento não utilizam seus direitos.

A Secretária Municipal de Assistência Social e Ensino Profissionalizante, Elessandra Pacheco, destacou que além de socializar informações, trazer momentos  de integração e arte, o debate também permear sobre os direitos garantidos a pessoa idosa. A Prefeitura de Andirá realiza constantes ações de proteção a esta população. Uma destas estratégias é o Centro de Convivência dos Idosos, espaço coordenado pela Secretaria que oferta ambiente para integração, atividades de lazer, culturais, esportivas, alimentação e se configura como importante política de intervenção social.   

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom