Noite memorável. Esta foi a tônica dos discursos dos convidados que assistiram, pela primeira vez, um Concerto de uma Orquestra Sinfônica em Andirá. Nunca houve uma apresentação semelhante na comunidade. E ainda por cima, totalmente gratuita para a população que lotou o Cine Teatro São Carlos, na noite deste sábado (05), para apreciar o espetáculo trazido pela Banda Marcial e Orquestra Sinfônica Marista Pio XII, de Ponta Grossa. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Andirá, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, juntamente com os ativistas culturais que integram o projeto de implantação de uma nova política de democratização cultural no município.

A apresentação foi aberta com um discurso emocionante do músico andiraense Daniel Cardoso, que integra a composição  da Banda. Ele destacou a importância do incentivo à cultura como fomento de ações para intervenção social e o apoio direto do Prefeito José Ronaldo Xavier e da Primeira Dama, Ana Lúcia, para a vinda da Orquestra para Andirá. Sob o comando do Maestro Rafael Rausk, as canções versaram por música clássica, trilhas sonoras de filmes e clássicos da MPB, mistura esta que encantou os espectadores que vibravam com suas prediletas.

A emoção marcou as apresentações pela beleza e pela força da música. O Cine Teatro São Carlos estava lindo, com uma decoração elegante, iluminação e som perfeito. A equipe de organização afinada e o público, composto na maioria por famílias e jovens, tiveram a oportunidade se sentir e respirar cultura de alta qualidade. E olha que foi só uma parte da programação do final de semana. Neste domingo, às 17 horas, a Banda Marcial volta a se apresentar em Andirá. Desta vez, durante o desfile do VIII Encontro de Bandas e Fanfarras, que promete encerrar o final de semana com chave de ouro.

Estas são só algumas das programações culturais agendadas para este segundo semestre de 2015, segundo informou a Primeira Dama. Várias outras ações estão sendo preparadas para colocar Andirá na rota regional de projetos e atrações culturais ainda este ano. O espetáculo, deste sábado, atraiu também muitos visitantes de outras cidades da região, que vieram prestigiar.