Pais, alunos, professores e autoridades prestigiaram na noite desta terça-feira (08) uma grande festa em prol da educação municipal de Andirá, que emocionou pela diversidade de apresentações e grande participação de público, que lotou o Cine Teatro São Carlos. O evento marca o encerramento do PNAIC – Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa, programa do Governo Federal, que está levando capacitação aos educadores em temáticas múltiplas de eixos transversais. É o terceiro ano que os professores da Rede Municipal de Ensino de Andirá participam dos cursos e promovem planejamentos pedagógicos que intervém na ampliação da qualidade educacional ofertada aos alunos.

O evento da noite desta terça foi dirigido pela pedagoga, Marissol Félix, que juntamente com a professora, Zida Ferrari, coordenam a implantação, orientação e coordenação do programa no município.  Uma vez por semana, elas vão até a cidade de Maringá, onde estudam os documentos e orientações do Ministério da Educação e transmitem aos 33 professores, também num encontro semanal. Este ano o tema é: “ Gestão Escolar e Diversidade”. Neste norte temático, as seis escolas municipais de Andirá promoveram várias atividades pedagógicas envolvendo, inclusive, a comunidade externa, abordando temas como preconceito, cidadania, direitos, respeito, inclusão, diversidades.  Atividades estas que mobilizaram pais, alunos, professores e comunidades, a refletirem sobre as temáticas.

Durante o evento, cada escola apresentou uma análise de conjuntura das ações pedagógicas implantadas, em dados estatísticos sobre a realidade situacional da instituição, fotos, vídeos e apresentaram atrações culturais. Para a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Profª Sirlei Maria de Freiras Aguiar, a ação do Governo Federal mostra o foco pela qualificação do sistema. “O Governo teve um momento de muita luz quando instituiu este programa que visa valorizar os profissionais da educação. São 36 professores que deixam suas famílias, toda semana, para estudar, aprimorar o conhecimento, melhorar a sua prática. Quem não procura melhorar, pára no tempo. Estão todos de parabéns”, destacou.

O evento também contou com a participação da Primeira Dama do município e Secretária Municipal de Ação Social, Ana Lúcia Xavier; o Secretário de Comunicação Social da Prefeitura, Tiago Dedoné; os vereadores Professor André Rossato e Professor Wagner Calixto e a Secretária Municipal de Assuntos Governamentais, Nathália Romano. O Prefeito José Ronaldo Xavier, não pode participar do encerramento do Pnaic 2015, já que encontrava em Brasília, tratando de agendas com deputados federais. No final do encontro, os professores homenageados e fizeram a tradicional foto do grupo. Houve também um coffe breack, no andar superior do Cine Teatro, onde aconteceu uma confraternização de encerramento.

Fonte: Secom PMA