A Prefeitura de Andirá é pioneira, na região, na implantação de um projeto pedagógico que tem como objetivo instigar a sensibilização das crianças para a importância sobre a proteção aos animais. Esta ação está acontecendo em todas as escolas e Centros de Educação Infantil, da Rede Municipal de Ensino, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação, através de uma parceria com a Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP. A atividade  é aplicada pela Professora Kelen Cristina Fernandes Barbezani que, nesta terça – feira, dia 27, apresentou, no Cine Teatro São Carlos, os resultados das ações neste semestre.

O evento reuniu alunos atendidos pelo projeto, professores, pais, autoridades, imprensa e lotou o espaço, numa emocionante festa educativa. A emoção deu a tônica do início ao fim, com as apresentações artísticas, depoimentos e homenagens. A primeira delas foi dos Centros de Educação Infantil. Os pequenos alunos mostraram muito talento, mas, encantaram mais ainda com os trajes. Estavam todos vestidos de roupinhas de animais. Cachorrinhos, gatos, vaquinhas, coelhinhos, entre outros, deixando o evento com muito mais graça e encanto. Kelen explicou como funciona o projeto em Andirá, destacando os benefícios educativos e de formação humana que este debate e projeto pedagógico proporcionam às crianças.

A Secretária Municipal de Educação, Professora Laudicéa Mello Pereira, durante sua explanação, atestou a emancipação pedagógica  mobilizada. Segundo ela, os resultados foram muito efetivos e, no próximo ano, a atividade continuará.  Ela parabenizou as crianças e a toda equipe pelo trabalho aplicado. De acordo com a doutora Professora Ana Paula Millet, da UENP, este projeto de extensão da universidade, na parceria com a Prefeitura de Andirá, atingiu o resultado esperado. Ela enalteceu que Andirá é uma referência pioneira e agradeceu a Prefeita, Ione Abib, pelo pleno incentivo.

A Prefeita, que esteve no evento e se emocionou com a grandeza da ação pedagógica aplicada, declarou, na sua explanação, que o projeto “Proteção animal na Escola”, surpreendeu e alcançou o sonho de trazer em pauta o debate sobre a sensibilização e as políticas públicas sobre o tema.  No final do evento, foram premiados alunos, de cada escola,  que realizaram produções de redações acerca.