O Fórum Eleitoral de Andirá começou no último dia 17, das 9 às 18 horas, o recadastramento biométrico dos eleitores de Andirá, Barra do Jacaré e Itambaracá. Para evitar tumultos, a Justiça Eleitoral organizou o ambiente em espaços para dinamizar o fluxo de trabalho. Mesmo assim, cerca de 400 atendimentos por dia estão sendo realizados. O recadastramento é obrigatório e exige documento de identificação com foto, além de comprovante de endereço no nome do interessado.
Em atenção a requerimento da Justiça Eleitoral, as prefeituras de Barra do Jacaré e Itambaracá estão disponibilizando ônibus com saídas diárias para a realização de transporte dos eleitores. Para os que já têm título em quaisquer dessas cidades, é necessário, além de documento com foto, o comprovante de residência atualizado (pode ser conta de água, luz ou telefone de um dos últimos três meses).

Para as mulheres casadas que ainda não alteraram o nome na identidade, é necessário juntamente com o documento de identificação, apresentar a certidão de casamento original. Não é necessário cópia. Da mesma forma, as mulheres divorciadas que ainda não alteraram o nome na identidade, é necessário apresentar documento de identificação com foto, juntamente com a certidão de casamento com a averbação de separação.
Em relação ao comprovante de residência, destaca-se, ainda, que a regra é diferente para os que ainda não possuem o título eleitoral nessas cidades. Neste caso, o comprovante de residência válido será do 4º ao 12º mês anterior à data em que a pessoa comparecer no Fórum Eleitoral. Nessa situação, enquadra-se os novos títulos e as transferências.

Agendamento

Uma alternativa para agilizar os atendimentos é o agendamento antecipado, que pode ser feito nas Prefeituras destas cidades (que disponibilizaram ponto de atendimento) ou pelo site: www.tre-pr.jus.br . De acordo com o Chefe do Cartório, Valdir Teodoro da Silva, a procura está sendo bastante grande, variando entre 300 a 400 pessoas por dia. Também está sendo aplicado um plano de mídia, levando informações à população por meio de reportagens em veículos de imprensa (jornal, rádio, sites e redes sociais), som volante, além dos pontos de apoio. Ele destacou, ainda, a importância do agendamento (para os que preferirem antecipar-se). “É importante, pois o agendamento diminuirá, consideravelmente, o tempo de espera para o atendimento no Fórum Eleitoral”, ressaltou, destacando o empenho da equipe.

Mobilização

No último dia 13 de março, o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira e a Juíza da Comarca de Andirá, Dra. Vanessa de Biassio Mazzutti, foram recepcionados pela Prefeita de Andirá, Ione Abib, na sede da Prefeitura, onde debateram sobre a importância do cadastramento e a mobilização conjunta. O Prefeito de Itambaracá, Carlos Cesar de Carvalho, e da Barra do Jacaré, Berano,também participaram do encontro.