Aconteceu na tarde desta quarta-feira (02), na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a assinatura do Programa Compra Direta, uma parceria com o Governo Federal e que tem como meta adquirir dos pequenos agricultores as produções para distribuição em entidades e instituições sociais cadastradas na comunidade.  A Secretária Municipal de Ação Social, Ana Lúcia Xavier, esteve participando do encontro e explicou como acontecerá, a partir de agora, os termos de adesão ao programa, já que houve alterações no procedimento de gestão.

Até o ano passado, o recurso ia para o Governo do Estado, que repassava para os municípios. Ela explicou que, por este motivo, recorria aos deputados parceiros do município pedindo ajuda na elevação dos valores dos repasses. Em 2015, o valor passou dos R$ 300 mil, suficientes para manter toda a manutenção do programa. Hoje, o sistema mudou e o recurso vem direto do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, para o município.  “Hoje é feito um termo de adesão e não mais convênios. Além disso, é direto com o Governo Federal, por isso o repasse caiu bastante”, explicou ela, enaltecendo que neste ano o programa disponibilizará R$ 93 mil.

Silvane Mazzur, uma das coordenadoras do programa e representante da Secretaria de Ação Social, também explicou os procedimentos da adesão e informou que, agora, o controle social do programa está a cargo do Conselho de Segurança Alimentar – Consea. “O Governo está bem rigoroso, por isso, foram encaminhados todos os documentos para o preenchimento dos dados da entidade. E as exigências e cobranças serão ainda maiores. Agora já estão pedindo até a lista dos beneficiados”.

Ao todo 16 entidades foram beneficiadas, entre: Escolas Municipais, Centros de Educação Infantil, Centro de Convivência dos Idosos, Sociedade Beneficente Hospitalar de Andirá, Apae, Projeto Esperança, Lar dos Idosos Dona Aracy Barbosa.  Os representantes da Emater também participaram do encontro e explicaram que, por conta da chuva, alguns produtos como verduras estão em baixa quantidade, mas, há variedade grande de outros alimentos e frutas. Cerca de 48 pequenos agricultores de Andirá fornecerão produções ao programa.

Fonte: Tiago Dedoné / Secom PMA