Com o tema, SUS: Patrimônio do Povo Brasileiro - Construindo as Redes de Atenção à Saúde em Andirá – o Conselho Municipal de Saúde, com apoio da Secretaria de saúde e prefeitura, realizou no último dia 21 no Cine Teatro São Carlos a X Conferência Municipal de Saúde. O evento que acontece a cada dois anos teve como objetivo a análise dos avanços e dos pontos que precisão ser fortalecidos no Sistema Único de Saúde do município e propor diretrizes para a formulação de Políticas de Saúde que coloquem o sistema em um ciclo de desenvolvimento, com acesso universal aos serviços e, principalmente, que garanta um atendimento de qualidade à população

Na abertura o prefeito  José Ronaldo Xavier ( PTB ), deu boas vindas aos participantes e  destacou a importância do encontro.  “É uma satisfação muito grande receber a comunidade em um momento tão importante de participação social, para a discussão de questões relativas à gestão, atendimento e financiamento da saúde no município. Aqui teremos a oportunidade de avaliar nossas ações e debater a construção de uma saúde melhor para todo cidadão andiraense e estabelecer prioridades do setor para os próximos dois anos”, explicou.

Após o pronunciamento de Xavier, desfez - se a mesa de honra formada por autoridades civis e religiosas de Andirá e pelos diretores executivos Alfredo Franco Ayub, do CISNOPI de Jacarezinho e Jardel Luiz da Silva, do CISNOP de Cornélio Procópio. Em seguida realizou-se a leitura e aprovação do regimento interno da conferência. Após o ato, a Secretária Municipal de Saúde Carmem Ayub Veltrini fez um breve relato sobre as atividades do setor, destacando a dedicação e competência dos profissionais da área, em especial da equipe responsável pela organização do evento.  Depois a palestrante Aurora Fumie Dói, da 18ª RS de Cornélio Procópio, abordou o tema do encontro e a enfermeira Sheila Rodrigues Paião conduziu o processo de discussão em grupos, dos quatro eixos temáticos propostos: Eixo 1 – Acesso e acolhimento na Atenção Básica – Programa Saúde da Família; 2 – Financiamento do SUS –  3 – Referência de Média e Alta Complexidade- Dificuldades e soluções  e eixo  4 – Participação Popular – Competências e Desafios.  Na seqüência foram eleitas e homologadas as entidades que farão parte do Conselho Municipal de Saúde – gestão 2011/2013,  aprovadas em plenária as propostas que   serão levadas para discussão mais ampla durante a Conferência Estadual que acontece no mês de outubro em Curitiba, e eleitos   os   delegados para representar  no município no evento:  Carmem Lima Ramos ( Titular) e Lucinéia Aparecida da Cruz ( suplente).

A Conferência X Conferência de Saúde de Andirá,foi aberta para toda a sociedade, representantes de associações comunitárias, instituições públicas e privadas, além dos gestores públicos, conselheiros municipais de saúde e profissionais do setor.

Fonte: Da assessoria - João Campos