Mais de 2.500 pessoas estão participando em Foz do Iguaçu, da 5ª Conferência Estadual das Cidades, que discute as propostas do Paraná para a Política Urbana e para o Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano. O evento iniciado ontem, dia 14, com encerramento previsto para esta quinta-feira (15), reúne  para debates, prefeitos, vereadores, deputados, representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, do Conselho Nacional das Cidades (Concidades) e da sociedade civil organizada. As contribuições do Estado serão levadas à Conferência Nacional das Cidades, que acontece em novembro, em Brasília.

O município de Andirá está representado no encontro, pelo chefe do Departamento Municipal de Patrimônio, Reginaldo Aparecido de Souza e pelos Secretários: Jaqueline Polizel ( Administração ) e João Anísio Coelho Sabará (Desenvolvimento Econômico)

Realizada pelo Governo do Estado, a Conferência Estadual das Cidades foi aberta oficialmente na noite de terça-feira (13), com a presença do vice-governador do Paraná e secretário estadual da Educação, Flávio Arns; do secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, e do diretor-presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, além de representantes das entidades do setor produtivo, da Caixa Econômica Federal e dos conselhos de Arquitetura e de Agronomia.
Flávio Arns defendeu um sistema de desenvolvimento urbano focado essencialmente nas pessoas. “A maior riqueza que existe nas cidades é o ser humano. Quem muda a cidade são as pessoas”, afirmou o vice-governador. Para o secretário Ratinho Junior, é fundamental que a política de desenvolvimento urbano inclua a promoção da cidadania e a contribuição dos municípios para o desenvolvimento nacional. “É nas cidades que se constrói uma sociedade livre, justa e solidária”, afirmou Ratinho.

MUNICIPAIS – Participam da conferência prefeitos, vereadores, deputados, representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, do Conselho Nacional das Cidades (Concidades) e da sociedade civil organizada. O encontro discute as sugestões apresentadas à Política Urbana e ao Sistema de Desenvolvimento Urbano feitas durante as 334 conferências municipais realizadas em todo o Paraná.

Na quarta-feira, o debate se desdobrou sobre eixos principais da política urbana: participação e controle Social; Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano; Instrumentos e Políticas de Integração Intersetorial e Social da Propriedade. O trabalho é feito por grupos temáticos para a análise das propostas e entrega à coordenação executiva. Serão escolhidos os delegados que irão à 5ª Conferência Nacional e à 3ª Gestão do Conselho Estadual das Cidades. O evento se encerra às 17 horas de quinta-feira, com a apresentação das propostas que serão levadas para a Conferência Nacional.

Fonte: AE Notícias e Assessoria - PMA.