Notícias

Home / Cidade / Notícias

Debater o desenvolvimento econômico, promover e instigar a produção de ciência e inovação, instigar nas crianças e jovens o prazer pelo empreendedorismo,  desenvolver a cidade. Estas são algumas das metas do Conselho Municipal de Ciência, Inovação e Tecnologia, empossado nesta terça – feira, dia 12, na sala de Conselhos, na Prefeitura. O evento contou com a participação de representantes de várias instituições comunitárias e do poder público e foi coordenado pela consultora do Sebrae, Rúbia Martoni, que apresentou uma análise de conjuntura, destacando o avanço de Andirá nas ações estratégicas que envolvem transparência e gestão de potencialidade.

A consultora lembrou que Andirá integra um grupo de cinco municípios do Sistema Regional de Inovação (SRI), que acontece em parceria com várias instituições e universidades, no fomento de estratégias de desenvolvimento, apoio a cultura empreendedora, eventos e políticas públicas acerca. Ela destacou, entre os projetos desenvolvidos em Andirá em parceria com o Sebrae, o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e a sala do Empreendedor, que só este, até o momento, atingiu uma estatística de 748 MEIs abertos; além da Lei Geral das micro e pequenas empresas. Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sueli Nardoni, a parceria com o Sebrae tem sido fundamental para os planejamentos estratégicos de desenvolvimento.

Esta visão de inovação também permeou pela gestão administrativa da Prefeitura.  E esta foi uma das observações da consultora, parabenizando o município de Andirá pelas estratégias para buscar modernizar o sistema da gestão pública, com várias mudanças na comunicação entre setores e na transparência. Uma das estratégias, que começa a funcionar no início do próximo é o acompanhamento, via site da Prefeitura, ao vivo, das licitações. Uma câmara já foi instalada na sala onde acontecem as licitações e todos poderão acompanhar os procedimentos, via internet.

A Consultora disse que esta e outras medidas tomadas pela Prefeitura nesta gestão, possibilitam a compreensão de que há comprometimento com o desenvolvimento e transparência, segundo informou a consultora. “ Em termos de contas públicas, Andirá é o grande laboratório aberto na região. Utilizou a experiência de Andirá em todas as apresentações. Isso traz uma motivação enorme em todos os municípios, que estão olhando para Andirá”, destacou. A Prefeita, Ione Abib, desejou sucesso ao novo conselho, enalteceu que o município está se fortalecendo, organizando as estruturas para poder crescer ainda mais. Ela agradeceu o apoio do Sebrae e reforçou a gestão está determinada na busca pelo desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.

 

MEMBROS:

 

  • Representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo:

           Sueli Fátima Ribeiro Nardoni

 

  • Representante da Secretaria Municipal de Educação:

Kellen Cristina Ribeiro Pereira

Nilza de Fátima Estevam (suplente)

 

  • Representante da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente:

Antonio Carlos Papa

Antonio Celeti (suplente)

 

  • Representante da Secretaria Municipal de Comunicação e Cultura:

Tiago Silvio Dedoné

Márcio da Silva Custódio (suplente)

 

  • Representante da Secretaria Municipal de Ação Social e Educação Profissionalizante:

Bernadete dos Santos Meletto

Elessandra Pacheco Coelho (suplente)

 

  • Representante da Secretaria Municipal de Administração:

Tiago Augusto Luiz de Oliveira

Mikaely Alves Moreira (suplente)

 

  • Representante da Secretaria Municipal de Finanças:

Magna Cristina Marchioni

Maikon Luiz de Oliveira Nardoni (suplente)

 

  • Representante da Sala do Empreendedor:

Jheniffer da Silva Correia

Luciana Araújo (suplente)

 

  • Representante da Emater:

Fernando Teixeira de Oliveira

Adevaldo José da Cunha (suplente)

 

  • Representante da Associação Comercial e Empresarial de Andirá:

     Silvia Flores

     Elves Matheus Trabaquini (suplente)

 

  • Representante de Instituição de Ensino:

Willian Kleber Feliciano

Cintia Rodrigues Ferrari (suplente)

 

  • Representante do Rotary:

Wellinton Oliver

Maria Regina Bernini Amaral (suplente)

 

  • Representante do Sindicato Rural:

Valdir Bocato

Jaqueline Aparecida Bocato (suplente)

 

 

 

 

Fonte: Tiago Dedoné / Secretaria de Comunicação