O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, de Andirá, realizou reunião nesta quinta-feira, dia 26, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Ensino Profissionalizante, com o intuito de ampliar os debates e proposições para inserções no Plano Municipal do Idoso. O encontro foi coordenado pela Presidente do Conselho, Viviane Millani Teixeira Hattori, com orientação e apoio da Secretária Executiva da Secretaria de Assistência Social, Francieli Munhão Martins. Os secretários de Assistência Social , Bernadete dos Santos Melleto; de Cultura e Comunicação, Tiago Silvio Dedoné e do Esporte e Lazer, Juraci Bernardino (Meloso), também estiveram presentes.

Durante o encontro foram lidas as proposições de políticas públicas, prospectadas nas diversas áreas. Além da apresentação da proposta do Plano Municipal dos Direitos do Idoso, a reunião também teve como pauta: Deliberação 001/2017 do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa – CEDI –PR; Comissão de alteração da Lei Municipal dos Direitos do Idoso; Inscrição das entidades governamental e não-governamental no Conselho Municipal dos Direitos do Idoso.

Elas informaram que, inicialmente, o período do Plano era de 2017-2018, para acompanhar o Plano Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Paraná. No entanto, em reunião promovida pelo Estado recentemente em Londrina – PR, sugeriu-se por elaborar o plano para o período de 04 anos, ou seja, 2018 -2021. Assim, Francieli e Viviani apresentaram o Plano destacando como foi sua articulação e elaboração, e apresentaram as partes que o compõe: 1. Questões teóricas e legais sobre o envelhecimento populacional; 2.  Diagnóstico situacional do nosso município, em relação aos direitos da pessoa idosa; 3. Ações por eixos para o período de 2018-2021 e; 4. Monitoramento e avaliação.

Confira a ATA da reunião: