O sábado foi marcado por debates sobre políticas públicas para juventude e a organização de agendas culturais, de esporte e lazer, para o Patrimônio Nossa Senhora Aparecida e as Vilas Rurais Recanto Feliz e Alphaville. O encontro de planejamento foi promovido pela Coordenadoria Municipal de Juventude e aconteceu na sede do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro.

O Coordenador de Juventude, Ricardo Simoni Junior, destacou a necessidade de organização de um diagnóstico sobre os interesses do público jovem local e sugeriu a promoção de um evento, juntamente com a Secretaria de Esportes e Lazer; além da contribuição da Secretaria e Educação e Cultura.  O evento deve acontecer já nos próximos dias.

Na reunião, os jovens, residentes no bairro,  destacaram o desejo de projetos ligados a cultura, esporte e capacitação profissional. Para Weder Jhonny (21), estudante de direito e morador da comunidade, cursos voltados à profissionalização seria uma das principais reivindicações.  Também foi destacado trabalhos voltados as artes e até atividades de comunicação, como auxílio à produção de um jornal comunitário e transmissão de filmes em praça pública.

O Secretário de Comunicação da Prefeitura, Tiago Dedoné, também participou do encontro. Segundo ele, nos próximos dias o projeto da internet livre já deverá estar disponível para o bairro, que recebeu a construção de uma torre recentemente. “Com a internet, poderemos organizar os cursos de capacitação e projetar ações de inclusão digital”. O secretário também prometeu estudar o projeto do jornal e cinema comunitário. “Achei excelente idéia e vamos trabalhar sim para a realização. Com isso, ampliaremos comunicação e integração dos jovens”.

A Coordenadoria Municipal de Juventude é um departamento criado pela Prefeitura de Andirá, via Lei Municipal em dezembro de 2015, fruto da organização dos movimentos de juventude e do Fórum de debates promovido na cidade.

Fonte: Secretaria de Comunicação / PMA