Com o intuito de democratizar acessos a atividades culturais, mobilizar a comunidade em ações de integração e socialização, apresentar as crianças, jovens e a toda população várias modalidades de artes, a Prefeitura Municipal de Andirá, por meio da Secretaria de Cultura e Comunicação , promoveu no último domingo, dia 26, no pátio da Escola Municipal Pingo de Gente, Vila Industrial, a III Edição do projeto Cultura nos Bairros. A ação tem como objetivo levar cursos de artes a céu aberto para a população, especialmente para crianças e jovens, atuando na identificação de novos talentos, desenvolvimento de habilidades artísticas, promoção de ações de intervenção social e prevenção, promovendo integração. Neste domingo, a população pode contar com aulas de ballet, zumba, hip hop, graffite, artesanatos, apresentações musicais das bandas Velha Árvore e Projeto Paralelo – ambas, de Andirá -, e do Rapper Danilo Massola, cantinho da leitura, apresentações de dança contemporânea e street dance (com os bboys do movimento Hip Hop).

Ainda teve brinquedos para as crianças (pula pula, piscina de bolinhas, castelinho inflável, pipoca, algodão doce), produção e distribuição de pipas. Profissionais da secretaria de Saúde também estiveram presentes, medindo pressão e realizando testes de diabetes. Já a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, fizeram distribuição de mudas de árvores e flores, acompanhadas de orientações sobre o plantio (foram mais de 200 mudas distribuídas). A secretaria de Ação Social apresentou os vários órgãos que compõem a pasta, distribuiu panfletos de orientações sobre o Cadastro Único e o Bolsa Família. O Interact – movimento de juventude de Andirá – participou das atividades, coordenando o Cantinho da Leitura. Os artistas que compõem o grupo de teatro amador, fizeram várias atrações de animação e apresentação de peça de teatro.  A Escola Municipal Pingo de Gente mobilizou os alunos e professores com produções e apresentações de teatro e dança. Os pais acompanharam bastante orgulhosos e fizeram muitas fotos.

Gabinete Itinerante

A Prefeita Ione Abib participou da terceira edição do Cultura nos Bairros. Ela atendeu a população num espaço montado especialmente para ampliar o diálogo com os moradores do bairro, debater sobre as demandas. Vários secretários municipais também estiveram presentes atendendo a população.

O projeto Cultura nos Bairros já foi realizado nas comunidades Santa Inês, Vila Americana e Industrial. No próximo dia 23, o evento acontece no Patrimônio Nossa Senhora Aparecida; depois, no bairro Timburi. De acordo com o secretário de Cultura e Comunicação, Tiago Silvio Dedoné, estas edições são preparações para a implantação dos Núcleo de Artes, que serão instalados nestas comunidades, com disponibilização de cursos  de artes em várias modalidades, pautando ações de intervenção, prevenção e mobilização social. “Vamos começar implantando os cinco primeiros núcleos, nestas comunidades onde estamos passando com as edições do Cultura nos Bairros. Serão espaços onde os teremos cursos contínuos de formação em artes, funcionando nos espaços das escolas municipais. Desta forma, democratizamos o acesso e a produção cultural para a população das comunidades, especialmente as crianças e jovens”, disse o secretário, informando, ainda, que o evento nos domingo, de socialização e atrações culturais não encerram. “Continuarão uma vez ao mês, em cada bairro da cidade, levando artes e serviços da prefeitura à população”, disse.

Gabinete Itinerante, onde a Prefeita Ione Abib atendeu a população durante o evento

Fonte: Da SECCOM