Notícias

Home / Cidade / Notícias

A cozinha da Central do Trabalhador – espaço da Prefeitura de Andirá adaptado para cursos e atividades de integração comunitária -, foi palco, esta semana, de uma capacitação profissional promovida pela Secretaria de Assistência Social, Sindicato Rural e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Aprender receitas tradicionais e modernas da panificação mobilizou 15 mulheres que se dedicaram durante o processo de aprendizagem e aprenderam a fazer saborosos pratos, que poderão além de incrementar as receitas em casa, também poderão dinamizar fontes de rendas em suas comunidades.

Daiane Cristina Cibele dos Santos, 31 anos, revelou que o curso foi divertido, bastante informativo e pretende investir mais na área. Lourdes Moreira da Silva, 58 anos, esta foi uma grande oportunidade de ampliar conhecimentos culinários. “Na idade que eu estou, aprendi muitas coisas novas. A professora foi maravilhosa, nos ensinou com muito carinho as técnicas. Gostaria de fazer mais cursos e sempre que tiver vou indicar para outras pessoas também, pois valeu muito a pena”.

De acordo com a instrutora, Maria Luzinete,  o curso que teve duração de dois dias, versou sobre as áreas teórica e prática. “Iniciamos sempre com a parte teórica, as explicações das receitas, como faz e as quantidades de ingredientes, sobre o aproveitamento, o material a ser utilizado. Muitas vezes a pessoa erra na quantidade. Então esse curso teve esta preocupação, foi focado nas quantidades exatas dos ingredientes”.

O encerramento da capacitação aconteceu sob clima de muita emoção. A Prefeita, Ione Abib, esteve no encerramento e destacou durante sua explanação a importância de buscar novos conhecimentos e até ampliar possibilidades de geração de renda. Ela parabenizou a todas pela dedicação e disse que a Prefeitura está mobilizada, em várias secretarias, na busca de ofertas de novos cursos para a população. A Secretária de Assistência Social e Ensino Profissionalizante, Bernadete dos Santos Meletto, também esteve presente no encerramento do curso, parabenizou os alunos e relatou que a secretaria, nesta nova gestão, teve sua nomenclatura alterada, agregando as suas funções estratégicas a missão de atuar firme nas proposições de capacitações e cursos de formação profissionalizante.  

Só este ano foram mais de 20 cursos (tanto para públicos das comunidades urbanas, quanto para os da comunidade rural). Ela agradeceu, também, a excelente parceria com o Senar e Sindicato Rural, que são fundamentais nesta luta pela capacitação profissional.  A coordenadora de projetos do Sindicato Rural, Jaqueline Bocato, também ressaltou a eficácia desta parceria com a Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). “A importância é para gente poder abranger a população em geral, lembrando que os cursos do Senar são voltados para trabalhador e morador rural, mas, tendo em vista que Andirá é uma cidade bastante rural, então, conseguimos ofertar. Estão sendo cursos muitos bons e com resultados importantes na vida de todos os envolvidos”, finalizou. 

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom