Os alunos do curso de capacitação continuada em Educomunicação, promovido pela Prefeitura e Andirá por meio da Secretaria Municipal de Comunicação Social, se reuniram nesta quarta-feira, dia 22, para mais um módulo de estudos. Desta vez o tema foi “Gestão da Comunicação – Elaboração de Projetos” e focou na organização estrutural de planejamentos de projetos de comunicação para aplicação nos setores onde os alunos – que são servidores da Prefeitura -, estão atuando. Profissionais dos setores da Saúde, Educação, Cultura, Serviços Públicos, Agricultura e Meio Ambiente, Defesa Civil, Obras, Administração, estão participando do curso que já está em sua segunda fase – a primeira ocorreu em 2015 -. Estudantes secundaristas, universitários e membros da comunidade, também tiveram a oportunidade de se inscrever nos debates teóricos e oficinas práticas.

Durante o evento, ministrado pelo jornalista e Secretário de Comunicação, Tiago Dedoné, foi apresentado os passos da produção de peças comunicativas dentro dos mais diversos setores, o conceito da gestão da comunicação – na perspectiva da teoria da educomunicação – e debatido sobre a implantação dos trabalhos, eliminando dúvidas e apresentando os órgãos que já estão promovendo reuniões de pauta e aplicação de ações, com o intuito de melhorar os ecossistemas comunicacionais nestes espaços e propor alternativas de dinamização dos processos de atendimento à população.  Cada setor já está se organizando e propondo a elaboração de projetos.

A Educomunicação foi implantada em Andirá no ano passado e faz parte de uma ação de reestruturação do plano de gestão da Secretaria de Comunicação Social, que aderiu a teoria na implantação de suas ações. Além de cursos de capacitação para os servidores dos diversos setores e a implantação de ações educomunicativas nos , também contempla projetos de comunicação comunitária. Em março deste ano o prefeito José Ronaldo Xavier encaminhou um Projeto de Lei à Câmara Municipal, que foi apreciado e aprovado, institucionalizando a educomunicação, tornando-a Lei Municipal e garantindo a capacitação continuada e estrutura para que os órgãos possam inserir o Educom nos seus planejamentos.

Fonte: Secretaria de Comunicação PMA