Notícias

Home / Cidade / Notícias

 

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é lembrado hoje, 18 de maio. Para mostrar os trabalhos feitos no município, alertar a população e mobilizar as instituições sociais, educacionais e imprensa a respeito do tema, a Prefeitura de Andirá, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social, juntamente com uma Comissão formada por representantes da Sociedade Civil, instituições e governamentais, realizaram uma programação especial com o intuito de disseminar dados estatísticos, ações de mobilização e conscientizar a população. Além dos trabalhos de comunicação, como: entrevistas em emissoras de rádio, panfletagem e reuniões com diretores de escolas e movimentos sociais, a Comissão propôs a realização de um concurso de desenhos, frases, cartazes com os alunos das escolas da rede municipal de ensino.

Os eventos têm o objetivo de chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar a violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil. A comissão esteve nesta terça e quarta-feira dialogando com os diretores e coordenadores de escolas estaduais e do município, levando as informações e materiais para divulgação. Cada uma das escolas estaduais se responsabilizaram pela criação e gestão de atividades a respeito.

Andirá conta com um órgão de atenção as crianças e adolescentes que passam por situações de violência. O  Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) conta com diversas parcerias da rede de serviços de proteção social e proporciona atenção com psicólogos e especialistas. O combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Para isso, em caso de violência sexual infantil, a população deve informar ao Conselho Tutelar, polícias militares, federal ou rodoviária, Creas ou ligar para o Disque Denúncia Nacional, número 100. As ações de proteção e conscientização são realizadas pela Secretaria Municipal de Ação Social, em parceria com o Conselho Tutelar, Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Mobilização

Para a Secretária Municipal de Ação Social, Ana Lúcia Xavier, esta mobilização é importante por que possibilita uma ação estratégica envolvendo a sociedade civil organizada, os alunos, jovens de movimentos de juventude, imprensa, juntamente com os órgãos do governo municipal, responsável pelo planejamento e execução de atividades de proteção social. “As atividades relacionadas propiciam resposta neste enfrentamento. O que nós precisamos frisar bastante é que as pessoas precisam denunciar quando se depararem com situações de exploração. O Disque 100 é uma alternativa que não precisa se identificar. Pode ser anônimo”, destacou. “Denunciar é uma ato de amor, de responsabilidade social”, conclui.

18 de Maio

O “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, no dia 18 de Maio, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Esse dia foi escolhido, porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”.

Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A intenção do 18 de maio é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta. 

 

Fonte: Tiago Dedoné / Secretaria de Comunicação