Prefeitura Municipal de Andirá - Paraná

O objetivo foi apresentar aos alunos uma alternativa de pensar o empreendedorismo, a autonomia, o desenvolvimento de habilidades artísticas e o espírito de proteção ao Meio Ambiente, com a produção de brinquedos com recicláveis.  A atividade pedagógica desenvolvida pela Escola Municipal Pingo de Gente se destacou pela criatividade, mobilização dos professores, direção e ampliação de conhecimentos acerca do tema. A ação é fruto de uma parceria da Prefeitura (por meio das secretarias de Educação e Desenvolvimento  Econômico e Turismo), com o Sebrae (através do Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP), que tem como norte o desenvolvimento de comportamentos empreendedores, desenvolvidos de forma lúdica. E as respostas dos alunos da rede municipal de ensino de Andirá têm sido de muita criatividade, espírito cooperativo e expressão de novas habilidades.

Nesta sexta-feira, dia 01 de dezembro, aconteceu na sede da Brinquedoteca da escola, a apresentação das produções. Até mesmo um protótipo de um avião foi produzido e exposto. Na oportunidade, os próprios alunos empreendedores apresentaram seus trabalhos e se divertiram muito brincando e relatando os processos das produções. Muito dinamismo, criatividade e habilidade de produção, marcaram as atrações.  A diretora da instituição, Professora Maria Tereza  destacou o empenho dos professores na aplicação do projeto sobre empreendedorismo e no desenvolvimento das aulas atrativas que, segundo ela, tiveram grandes resultados, despertando novas habilidades nos alunos.  

A Prefeita, Ione Abib, esteve presente no evento, juntamente com a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sueli Nardoni; e da Secretária de Educação, Laudicea Mello Pereira. Elas estão acompanhando as apresentações do projeto JEPP em todas as escolas. A Prefeita manifestou contentamento com a criatividade e manifestação dos projetos apresentados. O JEPP é fruto da Lei 2.867/2017 (Lei Geral Municipal de micro e pequena empresa), que possibilitou que Andirá entrasse, este ano, no Programa Cidade Empreendora. Os trabalhos de formação pedagógica em empreendedorismo, com apoio e orientação do Sebrae – que inclusive disponibilizou todo material pedagógico gratuitamente – estão sendo desenvolvidos em todas as escolas da Rede Municipal. 

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom