O dia 04 de agosto, próxima sexta-feira, a partir das 19 horas, no Cine Teatro São Carlos, será marcado pelo início de um importante projeto cultural em Andirá: a abertura oficial da Escola de Comunicação e Artes, uma das ações de intervenção social e de democratização cultural da Prefeitura de Andirá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação e que levará cursos gratuitos de artes às crianças, jovens, adultos e idosos da cidade, que tem o sonho de estudar arte ou de ver seus filhos estudante modalidades artísticas, gratuitamente. Entre os cursos que terão início neste semestre estão: música teclado, música cordas (violão, violino, contrabaixo, guitarra), música sopro (trompete, saxofone, flauta, trombone), teatro, técnica vocal (canto, coral),  artes plásticas, hip hop, comunicação comunitária (Educomunicação), capoeira. Um professor de Braille e libras, também acompanhará as turmas que contarem com alunos especiais.

Na última semana os professores passaram por capacitação, onde além de planejamentos pedagógicos, distribuição de horários, também debateram a missão social do projeto, que terá como meta a aplicação de uma pedagogia construtivista, humanizada, dialógica. “Este é um projeto que além de ensinar arte, tem como meta desenvolver o protagonismo, autonomia, desenvolvimento de habilidades, prevenção e intervenção social. Por isso vamos contar com apoio das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, para que possamos operacionalizar apoio aos nossos alunos, em diversas esferas”, destacou o secretário de Cultura, Tiago Dedoné.

Nesta premissa social, cada um dos professores relataram durante a capacitação suas manifestações junto às modalidades de artes. “Foi muito importante este debate na capacitação, pois os professores são artistas incríveis, com experiência, com amor à sua arte e com histórias e relatos de como a arte mudou sua história ou a história de pessoas afetadas pelas suas intervenções artísticas. Nós queremos isso, neste projeto. Mostrar que há talentos em todos os cantos da cidade, precisando de uma oportunidade para aprimorar tecnicamente e para se libertar, se emancipar, por meio da cultura”, destacou. “Isso está sendo possível graças ao projeto de democratização cultural da Prefeita Ione Abib, que acredita nos artistas e na cultura de Andirá e tem incentivado com estas várias ações projetadas na secretaria”, concluiu.

Quem tiver interesse em estudar na Escola de Comunicação e Artes é só se inscrever no Cine Teatro São Carlos, das 8 às 17 horas. Ainda dá tempo. Além da sede (Cine Teatro), também haverá quatro Núcleos do projeto espalhados pela cidade:  Vila Santa Inês, Vila Americana, Vila Industrial e Patrimônio Nossa Senhora Aparecida. Nestas comunidades, as aulas acontecerão na escola municipal do bairro. A aula inaugural de todas as turmas será no dia 04, próxima sexta-feira, às 19 horas, no Cinema.

Fonte: Da Seccom