Professores e gestores educacionais da Escola Municipal Criança Feliz, de Andirá, que participam do curso de capacitação continuada em Educomunicação, desenvolvido pela Prefeitura Municipal desde o ano passado, se reuniram nesta terça-feira, dia 31, para iniciarem as preparações de projetos em comunicação que serão inseridos nos planejamentos  pedagógicos da instituição. O objetivo, segundo informou a pedagoga da escola, professora Claridina Celia Nunes Pinheiro, é ampliar as ferramentas para dinamização do processo de ensino aprendizagem e dar mais visibilidade aos trabalhos diversos desenvolvidos junto aos alunos e comunidade escolar.

Hoje, a escola funciona em tempo integral, com a formação regular e com atividades como oficinas de informática, artesanato, dança, esporte e lazer, entre outras ações. A Educomunicação passará, também, a fazer parte da realidade pedagógica. De acordo com a professora, na reunião desta terça, ficou delimitado que será feito um Jornal Fanzine, mobilizando professores, alunos e demais profissionais da instituição, abordando temas como: as práticas e o funcionamento do Tempo Integral, Merenda Escola, a importância dos trabalhos de limpeza e organização da escola, nível de aprendizagem dos alunos – envolvendo os alunos do Educom -, os trabalhos da Secretaria, direção e documentação escolar. “Cada setor ficou responsável por elaborar as notícias que farão parte do fanzine”, disse, destacando que na próxima reunião de pauta, outras sugestões de inserções de alunos e demais profissionais serão inseridos. O próximo passo será a produção.

O Projeto Educom nasceu no ano passado em Andirá, por intermédio da Secretaria Municipal de Comunicação Social. As ações pautaram-se em capacitação dos servidores dos diversos departamentos e secretarias do governo mostrando como os vários produtos de mídia como: jornal, rádio, jornal mural, fanzine, audiovisual, fotografia, entre outras ferramentas, podem ampliar o ecossistema comunicacional interno nestes espaços e melhorar os diálogo com a população atendida por estes setores. No caso da Educação, tem como finalidade auxiliar os educadores na criação de produtos de mídia como instrumentos que melhorem os coeficientes comunicacionais e dinamizem o processo de ensino – aprendizagem.

Em março deste ano, Andirá se tornou o segundo município do Brasil a institucionalizar a Educomunicação como política pública, aprovando uma Lei municipal que possibilita a ampliação dos debates e instrumentos para a realização dos projetos. A finalização dos módulos do curso de capacitação que os funcionários de todos os setores estão participando acontece neste mês de junho; após, será feito a apresentação da aplicação dos trabalhos nestes setores, realizada pelos próprios servidores, apontando os avanços dialógicos, as metodologias usadas, as produções, os objetivos alcançados.