Um espetáculo de cores e luzes, expressões de artes circenses e encanto, música, teatro, dança e uma mensagem forte, que levou o público a pensar sobre a proteção à natureza, a defesa da água.  O espetáculo teatral multimídia “Splash” realizou uma única apresentação gratuita em Andirá, no Cine Teatro São Carlos, neste domingo, dia 22 de Abril, graças a uma parceria da Prefeitura de Andirá, através da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação (Seccom) e a CTG Brasil, através da Lei Rouanet. A turnê passou por 16 cidades, levando cultura e mensagem de conscientização e sua última apresentação foi em Andirá.  Um espetáculo de alto nível, que conta com a direção do australiano Mark Bromilow, que foi diretor artístico do espetáculo “Varekai”, do Cirque du Soleil.

O “Splash” é um espetáculo contemporâneo, combinando as linguagens de circo, teatro e dança, com diversos quadros cômicos, poéticos, ou mesmo eletrizantes, sobre a importância da água em nosso dia-a-dia. Esse show ao vivo para toda a família, com 55 minutos de duração, inova ao trazer para o palco incríveis acrobacias aéreas e de solo, parkour, números de dança e equilibrismo, misturados com projeções multimídiae música ao vivo, especialmente criada para o espetáculo pelo compositor e percussionista Manoel Trindade (filho de Vítor da Trindade). Natália Presser, que foi artista do espetáculo “Varekai”, assina as coreografias circenses. No elenco, artistas de circo, teatro, dança e atletas do parkour proporcionam muita adrenalina e emoção para o espectador.

Crianças, pais, artistas locais apreciaram a peça artística e aprovaram. “Nós agradecemos muito a oportunidade de receber, em Andirá, um evento cultural de alto nível como este. Muitos momentos cômicos, muita manifestação de talento, mas, principalmente, uma mensagem muito importante que é a defesa e proteção do meio ambiente”, destacou o Secretário Municipal de Cultura e Comunicação, Tiago Silvio Dedoné.

Premiações

O espetáculo foi indicado ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2018 na categoria de Melhor Espetáculo do Ano em Sustentabilidade. A companhia foi a responsável por outros espetáculos de sucesso itinerantes como o “Chefs do Riso”, “Circo Eco Brasil” e “Reciclópolis”, que já trouxeram público superior a 50 mil pessoas, também combinando circo, teatro e dança.

Uma das grandes atrações desse projeto são as projeções multimídia que interagem com os artistas, criadas pelo artista plástico Achiles Luciano. Achiles realiza um “grafite digital” com o suporte de mesa digitalizadora - onde aplica os traços com uma caneta eletrônica - e um hardware por onde controla cores e outros efeitos. Essa combinação é projetada no palco, sobre os artistas  ou superfícies, numa explosão de cores e sensações. O projeto é realizado pelo Instituto Paulo Kobayashi, uma OSCIP sem fins lucrativos, e pela Ricardo Maia Produções Artísticas. “Splash” conta com o patrocínio da CTG Brasil, co-patrocínio da rede de Supermercados Nagumo, apoio da Tilibra, Sakura,Ikesaki Cosméticos, Panco e Companhia do Polvo, e realização do Ministério da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura de Andirá. A produção é do Instituto Paulo Kobayashi, Ricardo Maia Produções Artísticas e Menna Barreto Consultoria. O projeto é realizado com recursos do ProAC ICMS e da Lei Rouanet.

CTG Brasil

A diretora de Marca, Comunicação e Sustentabilidade da CTG Brasil, Salete da Hora, comenta o apoio da companhia ao projeto: “De maneira criativa e lúdica, ‘Splash’ contribui para sensibilizar o público sobre a importância da água, nosso principal insumo na geração de energia elétrica e fundamental para o planeta como um todo.”

Neste primeiro semestre, a empresa patrocina uma programação itinerante e gratuita de teatro e cinema, nas cidades vizinhas das hidrelétricas que opera no rio Paranapanema. “Promovemos essas ações de forma cada vez mais significativa e coordenada para o desenvolvimento social, ambiental e econômico, de modo a deixar uma contribuição positiva para as comunidades onde atuamos”, ressalta a diretora.

Fonte: Da SECCOM