Uma idéia. Um sonho. Um caminho. Incentivo para entrar no mercado de trabalho, desenvolvendo um produto de inovação, um negócio próprio,  gerando emprego e renda. A Prefeitura de Andirá, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo está buscando incentivar aqueles que têm idéias que queiram desenvolver.  Para isso tem mobilizado incentivos e buscado apoios e parcerias para trazer para Andirá. Uma destas importantes parcerias foi a inserção de Andirá, neste ano de 2017, no Sistema Regional de Inovação (SRI) – um órgão que reúne poucos municípios aptos a planejamentos de ações estratégicas de desenvolvimento econômico. Andirá passou a integrar este grupo que tem parceria com Universidades, Sebrae, e diversos outras instituições, fomentando união de projetos.

O resultado disso foi a conquista do valor de R$ 150 mil, para incentivar cinco projetos de inovação da cidade (R$ 30 mil, cada um). A Fundação Araucária e o Governo do Paraná, em parceria com o Sebrae/PR e o Tecpar, anunciaram o lançamento do edital de apoio financeiro para empresas emergentes de base tecnológica (startups) de Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Cambará, Andirá e Bandeirantes. O recurso de R$1 milhão beneficiará 25 startups que estejam atuando no âmbito do Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro (SRI) e sejam selecionadas pelo edital. O período para inscrição segue até 13 de março de 2018. Mas, os interessados que por ventura ainda não tenham empresa aberta, podem se dirigir até a Prefeitura – na Secretaria de Desenvolvimento Econômico ou na Sala do Empreendedor, tirar as dúvidas. Há uma equipe preparada para atender -.

De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sueli Nardoni, a chamada pública possibilitará o financiamento de projetos de desenvolvimento de protótipos -  para ideias ou produtos já desenvolvidos -, abrangendo a criação do design, o desenvolvimento de peças, a montagem do protótipo funcional e certificação do mesmo (quando necessário), assim como para a introdução de lote piloto no mercado, para produtos já desenvolvidos e protótipos já aprovados, abrangendo a elaboração do produto e apoio para inserção no mercado. Toda empresa emergente poderá submeter propostas de inovação para a obtenção de apoio financeiro na forma de Subvenção Econômica.

Fonte: Da SECCOM