A ESTAÇÃO

A estação de Andirá foi inaugurada como Ingá, em 1930.

Nos anos 1940, teve o nome alterado para o atual.

Depois de desativada, foi fechada e abandonada. Em 2000, seu pátio tinha 2 linhas de desvio mais um desvio particular.

Em 2010, estava descaracterizada, onde funcionava uma loja de som para carros, um "lava jato" e também um depósito de ferramentas. Em 2016 o prédio foi restaurado e começou a funcionar como a Casa da Memória Roberto Simoni.

CASA DA MEMÓRIA

A Casa da Memória Prefeito Roberto Simoni foi inaugurada em julho de 2016, no espaço da Estação Ferroviária da cidade. O museu conta com registros da história de Andirá e tem o objetivo de marcar a identidade do povo andiraense, com fotos, peças antigas, documentos oficiais e muita lembrança e respeito aos pioneiros que empregaram seus sonhos nesta terra e ajudaram a construir o povoado que, primeiramente, chamava-se Ingá.

O acervo conta com mais de 300 peças, além de fotos e documentos. Há peças com mais de 100 anos no acervo, que conta com antigos equipamentos do Cine Teatro São Carlos, máquinas e projetores, bíblia do século 19 e uma diversidade de imagens das famílias pioneiras. Todas as peças são catalogadas com suas descrições.