A Prefeitura de Andirá promove, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação, o 1º Festival Literário de Andirá. O evento acontece na Praça Sant´Anna, dias 28 e 29 de setembro, das 9 às 17 horas. Entre as atrações, destaque: Contação de Histórias, Teatro, Música, Dança, Pintura e desenho, Cantinho da Leitura (Biblioteca Itinerante), Relatos de Experiências, Declamação de Poesias, muita diversão com personagens infantis. Simultaneamente, acontece a Feira do Livro, com muitas opções de obras literárias.

O evento, que está na programação do mês do aniversário da cidade, contará com a participação das secretarias de Educação (com a presença das escolas municipais) e da Secretaria de Assistência Social e Ensino Profissionalizante (com a presença dos alunos do Projeto Esperança e Centro de Convivência dos Idosos). Professores da Escola de Comunicação e Artes -  projeto social e cultural da Secretaria de Cultura e Comunicação – também estarão presentes, desenvolvendo atividades culturais e divulgando os cursos de artes ofertados gratuitamente à população.

A Secretaria já desenvolve várias atividades voltadas à literatura, como, por exemplo, as Oficinas Literárias, o Sarau Literário ( que ocorre uma vez ao mês na sede da Biblioteca  - Indústria do Conhecimento -, e tem como objetivo dar visibilidade a autores andiraenses que figuram ou figuraram pelo campo da produção literária), o Cultura nos Bairros e Colônia Cultura de Férias (projetos realizados em comunidade e que contaram com a presença da Biblioteca Itinerante, através do espaço Cantinho da Leitura). Para o ano que vem, a secretaria já prospecta uma semana de Festival Literário, com destaque em lançamentos de obras, workshops, premiações e conferências científicas sobre o papel da literatura na sociedade e na dinamização do processo de ensino – aprendizagem.