Oito pontes danificadas e mais de 30% das estradas rurais intransitáveis. Este é o diagnóstico apresentado pelo Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Andirá, Renato Martins, ao Prefeito José Ronaldo Xavier (PTB), com relação às chuvas fortes que caíram na cidade nos últimos dias. Segundo ele, a Zona Rural teve regiões muito atingidas, a ponto de ter localidades que moradores ficaram ilhados, sem condições de sair da propriedade; outros, só com trator.  “Estamos atendendo as emergências, ajudando em tudo o que nós podemos. Mas, não tem muito que fazer. Tem que esperar o tempo firmar para fazermos um trabalho mais profundo de recuperação e reestruturação. Tem estrada que nunca deu problema, mas, agora, ficou muito feia a situação”, lamenta. “Temos que dar prioridade, principalmente, em estradas onde trafega ônibus que levam os trabalhadores rurais e estudantes. Nestas as máquinas estão limpando e estamos monitorando”.

Entre os bairros rurais mais atingidos estão: Barreirão, Pimenteira, Água Preta, Duas Covas e Dalocci. O Prefeito Xavier está encabeçando uma Força Tarefa com todas as Secretarias, mobilizando os planejamentos para dar suporte, de maneira integrada, aos mais atingidos. Ele tem cobrado relatórios periódicos para acompanhamento.  Martins destacou que além do fator climático, outro aspecto está contribuindo muito para a deterioração das estradas: a falta de microbacias. Segundo ele, muitos produtores estão eliminando as curvas de níveis, o que possibilita estragos importantes. “É preciso haver uma conscientização maior quanto a isso, pois a falta de curva de nível é sentida em muitos bairros, gerando transtornos e prejuízos”, enfatizou.