Notícias

Home / Cidade / Notícias

Com o tema “Psicologia, Educomunicação e Produção da Subjetividade”, o V Módulo do Fórum Municipal de Educomunicação de Andirá aconteceu nesta quinta-feira, dia 05, no Cine Teatro São Carlos. Com um conjunto de oito módulos de debates, o Fórum vem discutindo a importância da interface comunicação e educação, na perspectiva da teoria da Educomunicação. O objetivo é capacitar os educadores da Rede Municipal de Ensino a usarem os múltiplos instrumentos de mídia como ferramentas para dinamização do processo de ensino – aprendizagem, além, de desenvolver habilidades para leitura Crítica da Mídia – uma das áreas que compõe os estudos -. Mas não é só de professores que o grupo do Fórum é formado. Há profissionais das áreas da Saúde, Ação Social, Cultura, Administração, estudantes secundaristas e universitários, representantes de instituições religiosas e sociais, além de demais interessados no tema.

Nesta quinta, o Fórum contou com a colaboração do Psicólogo, Mestre em Educação e Pastor da Igreja Metodista, Flávio Artigas, que aprofundou os debates da Educomunicação na perspectiva da psicologia e subjetividade humana. Com amplo conhecimento da área de reflexão, ele provocou o público a pensar sobre o papel de cada um no processo de embates subjetivos – quando estamos construindo leituras de mundo por meio do processo dialógico ampliado -. Outro convidado que contribuiu nesta noite de debates foi o jornalista Marcos Júnior. Ele abordou reflexões aportadas  no papel comunicação pública, destacando experiências aplicadas e desafios enfrentados, quando esteve a frente da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jacarezinho.  Ambos enalteceram o norte estratégico de aplicação da Educomunicação no espaço de poder público.

Para o jornalista e Secretário de Comunicação da Prefeitura, Tiago Dedoné, com o passar das semanas, os módulos vão se aprofundando e tornando mais claro esta interface dos campos. “Tem sido uma importante experiência para os professores, servidores de outras áreas e demais participantes do Fórum, por que a cada semana, novas reflexões têm surgido. Além disso, já estão aparecendo um monte de idéias dos próprios professores de Centros de Educação Infantil, escolas municipais e de projetos sociais, já querendo iniciar as aplicações.  A Educomunicação é uma poderosa ferramenta de ampliação de ecossistemas comunicacionais. E com uma comunicação rica, democrática, aberta, os resultados são muito mais efetivos”, enfatizou. O evento também contou com as presenças dos vereadores Profº André Rossato (PTB) e Profº Wagner Calixto (PSC); além dos representantes de veículos de comunicação Sabará Júnior (Rádio Timburi), João (Rádio Cultura) e Márcio Custódio (Folha de Andirá e site Veja na Rede), que se colocaram a disposição dos professores e gestores de projetos para divulgar as ações pedagógicas educomunicativas desenvolvidas.

Fonte: Secom PMA