Prefeitura Municipal de Andirá - Paraná

Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Andirá poderá resultar em parcerias que podem consolidar a cidade de Andirá como uma das referências regionais em avicultura, como já ocorre em cidades como Barra do Jacaré e Bandeirantes, ampliando a geração de emprego e renda e mobilizando a economia local.  Pelo menos é o que espera o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Andirá, João Campos, durante o encontro de agricultores realizado na última quinta-feira, dia 15, na sala de eventos da Secretaria Municipal de Educação.

O encontro entre produtores rurais de Andirá e os representantes do Frigorífico Jaguá-Frangos, de Jaguapitã, foi conduzido pela veterinária da empresa Juliana Branco dos Santos e teve como meta fomentar parcerias. Ela destacou o papel da empresa no mercado, que exporta para vários países do mundo e com grande absorção no mercado interno. Ela apresentou uma planilha de custos e benefícios, destacando a os resultados positivos para os agricultores de pequenos municípios, dinamizando a economia. “Produtores de todas as regiões do estado e do país já estão agregando este negócio em suas propriedades”, enfatizou a representante do Frigorífico, que se comprometeu a dar todo o suporte em consultoria e documentação, em caso de produtores interessados. Ela informou que a empresa tem interesse em parceria com Andirá, tornando a cidade uma das matrizes produtoras.

Ela respondeu vários questionamentos dos agricultores, que mostraram-se bastante interessados. O Secretário de Desenvolvimento demonstrou bastante expectativa em mais esta alternativa de cultura. Após o encontro ele informou os resultados  ao prefeito José Ronaldo Xavier (PTB) que reiterou todo apoio necessário. “O prefeito solicitou ao departamento jurídico que iniciasse os trâmites legais para a construção do Projeto de Lei de incentivo a avicultura , para viabilizar o uso de maquinários da prefeitura nos serviços de terraplanagens para a construção de granjas. Se tudo caminhar desta forma acredito que no início de 2016 estarão surgindo as primeiras granjas em parceria com a Jaguá. Hoje o nosso plantel é pequeno, de apenas 06, e são de outros frigoríficos” , destacou João Campos,  complementando: “Oportuno lembrar que a vizinha cidade da Barra do Jacaré também começou assim e, hoje, conta com 78 granjas, gerando uma considerável arrecadação de impostos para a cidade, além da lucratividade do produtor e geração de emprego e  renda”.

Os agricultores que tiverem interesse em mais informações sobre a parceria, podem entrar em contato pelo telefone: (43) 3538.8100 (Prefeitura de Andirá / Secretaria de Desenvolvimento Econômico).

Fonte: Tiago Dedoné / Secretaria de Comunicação