Prefeitura Municipal de Andirá - Paraná

Um projeto simples, mas de forte teor de sensibilização e conscientização começou a ser desenvolvido, na última semana, pelos servidores da Prefeitura Municipal de Andirá. Uma das funcionárias do setor contábil, Simone Zanon, decidiu propor uma ação e teve apoio imediato das servidoras dos serviços gerais que limpam as salas todos dias. A idéia delas foi colocar mais do que uma lixeira em cada sala. Desta forma, o próprio servidor que usa o espaço, realiza a separação dos lixos, sendo orgânico ou propício para reciclagem, como o plástico, metal, papel.

A proposta recebeu o apoio e elogios do secretário de Administração, Marcos Cesar Caetano Pimenta, e da Prefeita Ione Abib, que destacaram a importância do protagonismo das funcionárias, na ação de consciência cidadã, dentro do espaço de trabalho. Durante a semana, cada departamento será monitorado e receberão placas indicativas de cores diferentes alusivas ao bom ou mau desempenho na separação da semana. Uma reunião, com os servidores, no pátio da Prefeitura, foi realizada com o intuito de democratizar as informações sobre a coleta seletiva. E olha que os frutos já começaram a ser colhidos. Isso por que muitos funcionários já atestaram a importância da separação, já reproduzindo a prática em suas próprias residências. 

O projeto, a principio, está sendo aplicado no prédio principal da Prefeitura, no setor administrativo. Mas os servidores que o coordena, espera que as demais secretarias também comecem a realizar os trabalhos. 

 

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom