Professores da Rede Municipal de Ensino de Andirá, profissionais das secretarias de Saúde, Administração, Ação Social, CREAS (Centro de Referencia Especializada em Assistência Social), Centro de Convivência dos Idosos (CCI), CRAS, Projeto Esperança, estudantes secundaristas e universitários, autoridades políticas e demais interessados, participaram, nesta quinta-feira, dia 15, do II Módulo do Curso de Capacitação Continuada em Educomunicação, realizado pela Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Andirá, numa parceria com a Secretaria de Educação do Município.

O encontro, de oito módulos, está levando informações e propiciando debates sobre a interface Comunicação e Educação. De acordo com o jornalista e Secretário de Comunicação, Tiago Dedoné, o curso tem como meta mobilizar  os profissionais para conhecer sobre a importância da educomunicação como instrumento de enriquecimento dos processos comunicacionais nos ambientes sociais onde atuam. “Produzindo comunicação e decodificando, com ações de leitura crítica da mídia, os produtos midiáticos, proporcionamos a possibilidade de ampliar os ecossistemas comunicativos  nestes ambientes. Desta forma há muito mais efetividade das ações dialógicas”, destacou Dedoné, que também é pesquisador da área.

Ele está mobilizando temáticas diversas que envolvem a convergência dos dois campos e demonstrando, durante o curso de capacitação, as experiências que já acontecem em várias partes do país. Para isso, tem contado com convidados de peso, que estão vindo à Andirá, gratuitamente, para ministrar as conferências. “Convidei pesquisadores de renome, amigos jornalistas de importantes veículos de imprensa, pessoas que estão prontamente aceitando o meu convite para falar conosco durante os módulos. Isso tem sido fantástico”, disse.

Nesta quinta-feira, diferentemente do sistema de rodas de conversas programado, o jornalista assumiu sozinho a conferência, ministrando o tema: Educomunicação: Fundamentos, Áreas e Metodologias, destacando, além da fundamentação epistemológica que embasa a discussão de interface, as escolas teóricas e os autores que subsidiam os dois campos. O objetivo, nesta semana, foi encurtar os debates para que houvesse tempo para uma homenagem aos professores participantes, pelo Dia dos Professores. Além de mensagens diversas, o encontro terminou com um coffe break em comemoração. O encontro contou com a participação dos vereadores Professor André Rossato (PTB) e Professor Wagner Calixto (PSC).

Fonte: Secretaria de Comunicação / PMA