A instituição financeira fechou sua agência no município há 18 anos

João Campos

Está tudo pronto para a inauguração do Posto Avançado da Caixa Econômica Federal em Andirá, marcada para o próximo dia 16, às 16h. A instalação da unidade vem coroar os esforços do prefeito José Ronaldo Xavier (PTB) junto à diretoria da instituição, ao longo de todo o seu primeiro mandato.  A cidade já contou com uma Agência da Caixa, mas em abril de 1997  ela foi fechada e todo o atendimento que era realizado no município passou a ser feito pelas agências  de Bandeirantes e Cambará. Transtorno que até hoje dificulta a vida dos andiraenses que precisam se deslocar até as vizinhas cidades, sempre que necessitam de serviços que não são geridos pelas casas loterias. Essa prática, segundo Xavier, além de dificultar o acesso ao banco traz prejuízos ao município, já que para ganhar tempo muitas pessoas acabam fazendo suas compras nessas  localidades. “Com a instalação do ponto de atendimento 24 horas em Andirá os usuários da caixa que residem aqui não precisarão mais buscar atendimento fora e o dinheiro que é gasto em outras cidades, por conta disso, voltará a circular no comercio local,” explica.

O Posto está instalado no prédio do Paço Municipal numa área de 102,m2 e disponibilizará seus serviços e produtos a toda a população,  além de atender com exclusividade os servidores públicos municipais ativos e inativos com a concessão de empréstimos consignados, pagamento de proventos, pensão, aposentadoria e outros benefícios.

A CAIXA é o principal agente financeiro das políticas públicas do Governo Federal, estando à frente dos mais importantes programas, como Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o programa Bolsa Família.