“Eu me sentia muito triste. Aquela depressão, sabe? A cabeça não estava boa,estava ficando doente. Aqui a gente brinca, conversa, dá risada, aprende muito sobre internet, escreve no computador. Estou muito feliz”. Com estas palavras a aposentada Maria de Lourdes Bufalari, 70 anos, aluna do curso de Inclusão Digital voltado para as pessoas da melhor idade, define a alegria de estar integrando o projeto, coordenado pela Prefeitura de Andirá, através da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação e o Telecentro Comunitário.

As aulas acontecem às segundas, terças e quartas-feiras, no período da manhã, e contam com mais de 30 idosos estudando informática e ampliando socialização. De acordo com o Professor do Telecentro, Anderson Márcio Rodrigues, o conteúdo programático é diferenciado, que atenta-se a digitação (trabalhando a coordenação motora e produção de palavras e textos), jogos (trabalhando a memorização e o desenvolvimento cognitivo), receitas, caça palavras. Ele também trabalha temas voltados às dificuldades dos idosos, principalmente, com relação a comunicação nas redes sociais.

O professor explicou que neste último mês os alunos realizaram simulações da eleição (explicando como votar) e também trabalharam Fake News – para identificarem informações não reais. “Trabalhamos muito temas voltados a cidadania e inclusão, a questão de saúde na terceira idade,receitas, dicas de alimentação, vídeos, redes sociais, vírus, proteção de senhas e segurança. Quando chegam aqui o que eles mais querem é digitar, navegar na internet”, disse. Para Cleuza Senci, 62 anos, o projeto tem sido muito importante: “Aquino Telecentro nós somos muito bem recebidos por todos. O professor tem muita paciência. É a primeira vez que tenho contato, assim, com a informática. Estou adorando”, disse ela.

Os cursos do Telecentro são gratuitos e diversos,voltados para vários públicos, de idades diferentes. Uma das novidades é o curso de Manutenção de Computadores, que, geralmente, é bastante procurado; mas,também,há vários cursos voltados ao comércio. Para o Secretário de Cultura e Comunicação, Tiago Dedoné, o Telecentro é um espaço importante e estratégico de inclusão social e educacional. “Nós conseguimos reformar o espaço, que há muitos anos não tinha passado por melhorias e agora estamos melhorando a qualidade dos computadores e reformulamos todo o cronograma de oferta de cursos e conteúdos programáticos, que vão ao encontro do que o mercado de trabalho exige de qualificação neste setor, além de atuar forte na inclusão social e digital”, destacou.

Ele destacou que todo trabalho tem sido possível graças à visão da Prefeita, Ione Abib, na busca por alternativas de qualificação profissional. No início do próximo ano, o Telecentro terá novidades, entre as quais, o atendimento no período da noite e aos sábados. Hoje, entre as parcerias, destaque para o CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social (que encaminha alunos para os cursos) e o CCI – Centro de Convivência dos Idosos, que encaminha idosos para participarem das aulas de informática.

Fonte: Secretaria de Comunicação PMA