Cinco ônibus cheios de estudantes das escolas do ensino médio de Andirá, além de muitos diretores e professores, gestores de projetos sociais, representantes da Associação Comercial, secretários municipais e imprensa, participaram da terceira edição da maior feira de empreendedorismo, inovação e tecnologia do Norte Pioneiro, a Geniuscon 2018. O evento que terminou na última sexta-feira, dia 28, e ocorreu no Centro de Eventos de Jacarezinho, recebeu milhares de pessoas que vieram prestigiar e apreciar as apresentações de produtos e startups, bem como painéis de projetos inovadores. A grande maioria das propostas desenvolvidas por jovens estudantes e pesquisadores.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Andirá, Sueli Nardoni, esteve à frente de toda mobilização para que instituições de ensino da cidade e representantes de outras instituições comunitárias estivessem presentes no evento. Ela também mobilizou a participação de empreendedores andiraenses  que apresentaram idéias inovadoras. “Eu fiquei muito feliz com a participação das escolas e tenho que agradecer a todos os diretores que não mediram esforços para que seus jovens pudessem estar no Geniuscon. A feira é uma oportunidade de ampliação dialógica, conexão com as novas tecnologias e propostas de inovação. Tenho certeza que muitos ficaram inspirados e, quem sabe, o ano que vem voltam não como apreciadores, mas, já  como propositores de ferramentas de inovação. Nossa juventude merece esta oportunidade de acesso ao debate e às oportunidades de construção”, disse a Secretária.

A Prefeita de Andirá, Ione Abib, também participou do evento, dando todo apoio à delegação andiraense e falou da importância da cidade estar integrando o grupo dos cinco municípios que fazem parte do Sistema Regional de Inovação (SRI). De acordo com ela, esta é uma oportunidade de incentivar os novos empreendedores no fomento de criações e inovações, gerando, assim, emprego, renda e oportunidades.

A GeniusCon 2018 é uma realização do SRI em parceria com o Sebrae/PR, IFPR de Jacarezinho, Aitec Uenp, CEEP Agrícola Mohamad Ali Hamzé, Fanorpi e Unopar. O evento conta com o apoio das associações comerciais e empresariais de Andirá, Cambará, Santo Antônio da Platina, Bandeirantes e Jacarezinho; da Cacenorpi; Fiep/Sesi/Senai/Senac; CRC-PR; AEANP; Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho; Tecpar; CRA-PR; Crea-PR; Comitês Gestores da Lei Geral das MPEs.