O otimismo tomou conta da reunião realizada na prefeitura

Primeiro traremos o pastifício, depois as unidades de bebidas e molhos. Nobuo Fukuhara

Diretores da Fukuhara Honda & Cia. Ltda., empresa do setor de bebidas  e alimentos,  responsável pelas marcas Asteca / Hinomoto  Shoyu e Andes, se reuniram com o prefeito José Ronaldo Xavier (PTB) e com secretários municipais, na sexta-feira (16), para confirmar a transferência da unidade de produção de massas (Pastifício Andes), de Valinhos-SP para Andirá.

De acordo com o diretor presidente da empresa, Nobuo Fukuhara, devido à complexidade da transferência e montagem das máquinas, a inauguração da fábrica deverá ocorrer no final de 2010. Além do Pastifício, o grupo pretende trazer para Andirá, numa segunda etapa, as unidades de produção de bebidas (Asteca) e de molhos alimentícios, instaladas em Presidente Prudente-SP.

“A proximidade com clientes e fornecedores, os incentivos oferecidos pela administração pública, a qualidade da água do município e a sua posição estratégica, foram alguns fatores que influenciaram na decisão de instalar nossas empresas em Andirá. Num primeiro momento montaremos a unidade de produção da linha Andes, depois pretendemos trazer as fábricas de bebidas e de molhos e a frota da companhia  que atualmente conta com 80 caminhões”, afirmou Fukuhara."

O prefeito Xavier avaliou positivamente o encontro com os empresários. Ele agradeceu ao presidente do grupo, Nobuo  Fukuhara por ter escolhido Andirá para sede do projeto, lembrando que as negociações iniciaram em fevereiro e que de lá para cá, a administração tem desenvolvido várias ações no sentido de contribuir para a implantação do empreendimento que vai gerar empregos e fomentar a economia do município e da região. Uma delas foi a aquisição de uma área de 48.000 m² (dois alqueires), às margens da BR 369, para a formação de mais um parque industrial.

“Esse é um momento histórico para Andirá. Estamos retomando os caminhos do progresso e, dentro da legalidade, cumpriremos todos os requisitos para receber a nova indústria que em 2010 deverá entrar em operação com sua capacidade total, impulsionando o desenvolvimento de toda a região. Nosso futuro é luminoso”, destacou o prefeito.

Histórico e produtos

A empresa BEBIDAS ASTECA - HINOMOTO SHOYU, foi fundada pelos imigrantes japoneses  Keniti Fukuhara e  Massami Honda em 28 de junho de 1948, possui  três  unidades fabris distintas, sendo uma para molhos, uma  para bebidas e outra para massas.

A unidade de molhos tem como destaque a produção de Molho de Soja com a marca "Hinomoto-Shoyu"; Molho de Pimenta, Molho Inglês, Molho de Alho e Pimenta Malagueta com a marca "Asteca".

A unidade de bebidas tem como destaque a produção de Batidas "Baianinha", Cachaça "Chapéu de Palha" voltada para Exportação, Vodka "Askov", Askov "ICE", Catuaba "Virtude", Licores "Golf", Aperitivos “Asteca”, dentre outros.

A unidade de massas (Pastifício Andes) produz macarrão  Espaguete,  Caracolino,  Penne, Ave Maria, Padre Nosso, Bucatini, Parafuso e Conchinha.

Fonte: Da Assessoria