Uma loja com brinquedos bem diversos, produzidos pelos próprios alunos da Escola Municipal Ana Nery, encantou e mobilizou pais, professores e autoridade, na exposição do projeto “Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP”. A atividade pedagógica diferenciada é fruto de uma parceria da Prefeitura (por meio das secretarias de Educação e Desenvolvimento Econômico e Turismo), com o Sebrae, que tem como norte o desenvolvimento de comportamentos empreendedores, desenvolvidos de forma lúdica. E as respostas dos alunos da rede municipal de ensino de Andirá têm sido de muita criatividade, espírito cooperativo e expressão de novas habilidades.

No dia 29 de novembro aconteceu no salão de evento da instituição, a apresentação das produções. Na oportunidade, os próprios alunos empreendedores apresentaram seus trabalhos. Muito dinamismo, criatividade e habilidade de produção, marcaram as atrações.  A diretora da instituição, Professora Maria Helena , durante seu discurso, parabenizou o empenho dos professores na aplicação do projeto sobre empreendedorismo e na condução das aulas dinâmicas que, segundo ela, tiveram grandes resultados, despertando novas habilidades nos alunos.  No cenário, além das produções com recicláveis, também foi possível apreciar as exposições de desenhos e pinturas – uma reeleitura dos trabalhos do artista plástico brasileiro Romero Britto -.

Professores, profissionais de diversas áreas da comunidade escolar, pais e familiares, autoridades presentes também tiveram a oportunidade de assistir as apresentações de música e teatro, promovidos pelo projeto Biblioteca – uma ação iniciada este ano e que teve como objetivo a apresentação de ações pedagógicas com o intuito de ampliar o acesso a leitura e produção literária -.  A Prefeita, Ione Abib, esteve presente no evento, e iniciou seu discurso lembrando que a Escola Municipal Ana Nery vai passar por uma reforma no início do próximo ano 9antes do retorno das aulas), possibilitando mais segurança, mais conforto e acessibilidade aos alunos e profissionais. Ela lembrou, ainda, que no início do ano, logo ao assumir a gestão, foi necessária até mesmo interdição de uma das salas, que apresentava sérios problemas de infraestrutura.

A Prefeita destacou os avanços e desafios da educação. Entre as conquistas, lembrou dos novos uniformes distribuídos, este ano, a todos os alunos da rede municipal, gratuitamente; e também destacou que a Prefeitura já iniciou os procedimentos legais para aquisição do uniforme e material escolar – de alta qualidade -, para o próximo ano letivo. O JEPP é fruto da Lei 2.867/2017 (Lei Geral Municipal de micro e pequena empresa), que possibilitou que Andirá entrasse, este ano, no Programa Cidade Empreendora. Os trabalhos de formação pedagógica em empreendedorismo, com apoio e orientação do Sebrae – que inclusive disponibilizou todo material pedagógico gratuitamente – estão sendo desenvolvidos em todas as escolas da Rede Municipal.

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom