*João Campos

Com as presenças do Sub Ten Josimar Pereira de Souza, Comandante do 3º Pelotão da 4ª Companhia do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária do Paraná (BPEC) e da Secretária Municipal de Educação e Cultura, Sirlei Maria de Freitas Aguiar, 350 alunos do 5º ano do ensino fundamental das seis escolas municipais de Andirá prometeram fidelidade aos ensinamentos do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) e receberam certificados de conclusão do curso aplicado nas salas de aulas pelo 1º Sgt José Renato Araujo, durante todo o ano letivo de 2014.  A solenidade iniciada com a frase: “Luz, Câmera, Ação, Hoje é Dia de Proerd!” aconteceu nos dias 11 e 12 de dezembro no auditório do Cine Teatro São Carlos. É a 12ª formatura do PROERD realizada no município, desde a sua implantação em 2002. Esse ano, pela primeira vez, o evento foi abrilhantada pela Banda PROERD da capital paranaense, composta por soldados e oficias do BPEC

O ato foi prestigiado por familiares dos educandos, autoridades militares local e de outros municípios, professoras, pedagogas, diretoras dos estabelecimentos de ensino e por toda a equipe funcional da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Além dos 350 formandos, durante o ano, o PROERD ainda contemplou alunos do pré - 2 e as turmas do 2º e 4º ano de toda a rede municipal de ensino.  No Paraná, Andirá é a única cidade que conseguiu realizar todas as etapas do Programa.  A iniciativa conta com amplo apoio do prefeito José Ronaldo Xavier.

Juramento dos  formandos:

“Prometo ao concluir o curso do PROERD: Cumprir meus deveres de criança; Honrar meus Pais, Professores e Minha Escola; Não esquecer os ensinamentos recebidos; O respeito a Deus e ao Próximo; E a resistir às drogas e à violência. Prometo dizer não às drogas, hoje e Sempre! Assim eu Prometo.

O PROERD consiste em atividades educacionais ministradas com base em um aprendizado cooperativo e tarefas interativas, visando auxiliar a criança a reconhecer e resistir as pressões diretas e indiretas, que levam ao consumo de drogas ou a participação em atividades violentas, através do desenvolvimento das habilidades de comunicação, auto-estima, tomada de decisões e resoluções de conflitos de forma pacífica.